"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

O Reino da Estupidez II

A «amplamente instrutiva e divertida» colecção de ensaios de Jorge de Sena em que até o fantasma de Camões toma a palavra

Extraordinárias aventuras onomásticas, um festival de besteira, respeitáveis ossos de monarcas e até uma muito revolucionária sessão de esclarecimento do nosso mítico PREC. Tudo isto cabe n’O Reino da Estupidez II, conjunto de crónicas e ensaios satíricos publicados por Jorge de Sena em 1978, numa celebração da liberdade, da inexistência da censura e, entre outros temas, do génio de Luís de Camões, o poeta que Sena mais amou e admirou. 

O Reino da Estupidez II chega à rede livreira no próximo dia 27 de Agosto, com a chancela da Guerra e Paz e enriquece sobremaneira as Novas Edições de Jorge de Sena. Entre os ensaios, a colecção conta já com AmorLiteratura PortuguesaMaquiavel e O Pensamento de Camões, livro que, a par de Os Lusíadas e a Visão Herética e Babel e Sião, faz parte das edições comemorativas dos «500 Anos do Nascimento de Camões vistos por Jorge de Sena».

 «Para glória e ilustração da estupidez sempre reinante», o professor, poeta e ficcionista Jorge de Sena apresentou ao mundo, em 1978, O Reino da Estupidez II, um sucedâneo de o Reino da Estupidez (1961), que reúne um conjunto de textos que antes do 25 de Abril de 1974 não poderiam ter sido publicados e que satirizam situações ou problemas portugueses, brasileiros ou americanos, denunciando «contradições ridiculamente significativas».
 
Na maioria dos casos, o autor discorre sobre temas não-literários, excepção feita em «O Fantasma de Camões», um texto onde Sena dialoga com o poeta defunto e lhe fala «do muito que dele há sido escrito». Acrescentando: «Levei mesmo a minha ousadia ao ponto de revelar-lhe como, entretanto, descobrira que ele era um «maneirista» e dos maiores da época, e como era uma falácia de caixeiros-viajantes da literatura, que, apesar de aposentados, ainda continuam tendo circulação, aquela de ele ser um homem do Renascimento.»
 
Uma entrevista sensacional entre 16 deliciosos ensaios e crónicas que segundo o próprio Jorge de Sena, constituem uma colecção «amplamente instrutiva e divertida, de ensaios e outros textos de notabilíssima qualidade cultural, altíssimo valor educativo e palpitantíssima actualidade, interessando igualmente a homens, mulheres, soldados e crianças (como dizia o Avô do autor ao enumerar o género humano, e ele tinha três filhos na tropa, todos homens) de todos os partidos e inteiros em mais de um país do supracitado Reino, independentemente do propriamente dito. Sem nenhuma das licenças necessárias à impressão e distribuição de tão oportunos desaforos.»
 
O Reino da Estupidez II estará disponível na rede livreira nacional a partir do próximo dia 27 de Agosto. Esta é uma das «Novas Edições de Jorge de Sena», colecção que está a levar a obra de um dos grandes intelectuais do século xx a novos leitores. É também o encerrar da celebração dos 500 Anos do Nascimento de Camões vistos por Jorge de Sena.

O Reino da Estupidez II
Não-Ficção / Ensaio
154 páginas · 15x23· 15 €
Nas livrarias a 27 de Agosto de 2024
Agenda
Ver mais eventos
Visitas
101,532,730