"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

"Percebes" selecionado para o TIFF24

O Festival Internacional de Cinema de Toronto (TIFF) anuncia a sua seleção de filmes em competição, incluindo a curta-metragem de animação "Percebes", de Alexandra Ramires e Laura Gonçalves.

Percebes (2024, Portugal / França, ANI / DOC, 11'), filme realizado por Alexandra Ramires e Laura Gonçalves, foi selecionado para integrar a 48.ª edição do prestigiado Festival Internacional de Cinema de Toronto (TIFF24), um dos mais relevantes festivais de cinema do continente norte-americano. Esta curta-metragem, produzida em colaboração pelo BAP - Animation Studios e pela Ikki Films, recebeu inúmeras distinções, tais como: o Prémio de Melhor Curta-Metragem (Cristal du Court Métrage) no Festival Internacional de Cinema de Animação de Annecy, o Prémio do Público no Curtas Vila do Conde — Festival Internacional de Cinema, entre outros.

Desde a sua estreia mundial em junho no Animafest Zagreb, já foi exibido em mais de 30 festivais de cinema, o novo filme de Alexandra Ramires e Laura Gonçalves prepara-se para a sua estreia no Canadá, oferecendo uma perspetiva única da vida notável dos percebes, um peculiar molusco, com o rico património cultural da região do Algarve, em Portugal. É de salientar que a realizadora Laura Gonçalves estará presente no festival.

Alexandra Ramires é graduada com o curso de Pintura nas Belas Artes em Lisboa. Teve o seu primeiro contacto com cinema de animação na produtora Sardinha em Lata, em 2009, e, em 2013, mudou-se para Porto para trabalhar nos estúdios de animação da produtora Bando à Parte onde continuou a desenvolver trabalho técnico e artístico para filmes de outros autores. É também membro fundador da cooperativa de produção BAP, onde atualmente desenvolve trabalho individual e coletivo. "Água Mole" (2017) é o seu primeiro filme, concebido e realizado juntamente com Laura Gonçalves, enquanto "Elo" (2020) foi o seu primeiro trabalho realizado a nome individual.

Laura Gonçalves completou o curso de Belas Artes em Lisboa em 2009. Após trabalhar em vários filmes de animação, inscreveu-se no MA Animation na Arts University of Bournemouth, onde realizou a sua primeira curta de animação "Três Semanas Em dezembro". Em 2013 mudou-se para o Porto, onde trabalhou no estúdio BAP como animadora e pintora, para várias produções do BANDO À PARTE. Em 2016, co-realizou com Alexandra Ramires (Xá), a curta de animação "Água Mole". Em 2022, estreou o seu filme "O Homem do Lixo". Em 2024 lançou a mais recente curta co-realizada com Alexandra Ramires “Percebes”, produzida pela BAP - Animation Studio, cooperativa de produção, da qual é um dos membros fundadores.
Agenda
Ver mais eventos
Visitas
100,361,414