Notícias
Escultor Justo Gude vence prémio Talento da eurorregião Galiza-Norte de Portugal
O projeto Máscaras do Mundo, do escultor Justo Gude, da Galiza, Espanha, é o vencedor do prémio Talento Eurorregião 2024 do Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial (AECT) Galiza – Norte de Portugal (GNP).
O júri concedeu o prémio por unanimidade entre as 18 candidaturas recebidas, de um lado e de outro da raia, porque Máscaras do Mundo é uma viagem completa pelas diferentes máscaras que existem ao longo da paisagem de Ourense, refere-se na ata do júri, transcrita em comunicado do AECT GNP.
O galardão vai ser entregue no sábado, na antiga Ponte Internacional sobre o rio Minho entre Valença e Tui, em paralelo com o IKFEM Festival 2024, outra iniciativa cultural transfronteiriça.
Justo Gude, de 61 anos, é um artista autodidata de Xinzo de Limia (Ourense), terra onde o carnaval está muito enraizado.
De acordo com o AECT GNP, o vencedor receberá uma escultura, criada para a ocasião, pela prestigiosa artista galega CH Sueiro.
O júri foi composto por Xosé Lago e André Rodrígues, Subdiretor e Técnico de Projetos do AECT GNP, por Andrea González e Carla Reyes, diretora e responsável de Comunicação do IKFEM Festival, por João Ribeiro da Silva, chefe de divisão de Programação e Promoção Cultural da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Norte e por e Cristina Ruibal, subdiretora geral de Bibliotecas e do Livro da Xunta de Galicia.
O objetivo do prémio Talento Eurorregião “é melhorar a visibilidade dos talentos criativos e dos emprendedores culturais da Eurorregião, dinamizar a criatividade existente nos dois territórios e converter-se numa referência na promoção e difusão da atividade dos criadores culturais da Eurorregião Galicia – Norte de Portugal”, descreve o AECT.
O Talento Eurorregião é uma nova iniciativa desenvolvida no âmbito do consolidado projeto de intercâmbio cultural Nortear, cofinanciado pelo INTERREG VI-A POCTEP.
Fonte: LUSA | 18 de julho de 2024