Notícias
Ovar recebe Convenção Europeia de Malabarismo com 5.000 "loucos" de 55 países
Ovar recebe de 27 de julho a 4 de agosto a 46.ª edição da Convenção Europeia de Malabarismo, que deverá reunir em formação, competições e espetáculos cerca de 5.000 participantes de 55 países, todos eles “positivamente loucos”.
Organizada pela Associação Europeia de Malabarismo (conhecida como EJA, de European Juggling Association), a iniciativa realiza-se pela primeira vez no referido concelho do distrito de Aveiro graças à colaboração com duas entidades portuguesas – o Coletivo Terylene e a companhia Marimbondo – e ao apoio da Junta de União de Freguesias de Ovar, São João, Arada e São Vicente Pereira, e também da Câmara Municipal de Ovar – que já aprovou a atribuição de um apoio financeiro “até 35.000 euros” à convenção.
“É o maior e mais colorido evento no universo do malabarismo, envolvendo profissionais, amadores, ‘hobbistas’, performers de novo circo e artistas de rua”, refere fonte da EJA, acrescentando à lista ainda “acrobatas do chão e do ar, monociclistas e manipuladores de fogo, de ‘hulla-hoops’ e de balões”.
A mesma entidade defende que aqueles que vão à Convenção "constituem uma comunidade única de pessoas positivamente loucas”, pelo que o evento constitui uma especial oportunidade para “trocar técnicas, truques e ideias”, não apenas nas sessões reservadas a participantes, mas também em iniciativas abertas ao público, como a parada de malabaristas e outros 'performers' anunciada para 28 de julho entre o centro de Ovar e a Praça da República.
No caso das ações de acesso restrito, as várias atividades incluídas no programa – ainda por fechar – vão decorrer em espaços como o parque de estacionamento do centro comercial VIDA Ovar, o Pavilhão João Gonçalves, o Centro de Formação ADO Futebol e o Clube de Caça e Pesca de Ovar.
Tanto nesse último espaço como em Cortegaça estão a ser criadas condições para, em parceria com núcleos escutistas locais, aí ficar acampada a maioria dos participantes.
Já as propostas abertas ao público em geral deverão ter como palco a Praça da República, o Largo de São João de Ovar e a envolvente da praia do Furadouro.
A EJA realça que, apesar da sua denominação oficial, a Convenção é mais “global” do que europeia, dado que “em cada ano nela participam pessoas de todo o mundo”, o que se reflete numa exposição a técnicas e referências culturais de diversos continentes.
“É um mundo mágico e excecional de pessoas ativas, criativas e entusiasmadas, que têm uma atitude positiva em relação ao seu desenvolvimento pessoal, ao divertimento e a conhecer gente nova. Idade, profissão, visões políticas, crenças religiosas ou cor da pele não importam”, asseguram os organizadores.
Fonte: LUSA | 15 de julho de 2024