Notícias
Casa Capitão - Projeto Slash Transition
Através de arte sonora, a Casa Capitão, parceira do projeto de cooperação europeu Slash Transition, trabalha o Beato enquanto território em transição.
O projeto europeu Slash Transition e a Casa Capitão levam ao Beato um workshop, uma conversa e uma performance ao vivo, com entrada livre. As atividades acontecem no âmbito da residência artística de Yamal Yaakoubi sobre territórios em transição.
Embora ainda esteja, por enquanto, fechada, a Casa Capitão continua a trabalhar sobre o território do Beato e Marvila, sendo um dos seis parceiros do projeto europeu Slash Transition, financiado pela Europa Criativa.
O projeto pretende explorar o papel de artistas sonoros em territórios em transição, investigar espaços de encontro e descobrir o “som da fronteira” entre os territórios que estão a passar por processos de modificação.
Para o primeiro ciclo de residências artísticas no contexto do projeto Slash Transition, a Casa Capitão recebe a artista tunisina Yamal Yaakoubi, que tem estado a explorar as zonas do Beato e de Marvila, e a criar uma peça sonora inspirada nas mudanças sentidas em ambos os territórios.
Nesse contexto, decorrem várias atividades durante o mês de julho, que acontecem nos antigos edifícios da Manutenção Militar, na Rua do Grilo, no 84, no Beato.
Dia 13 de julho, a partir das 16h30, realiza-se um workshop de música para crianças e famílias, com a professora Sandra Oliveira. O workshop decorre em português e é direcionado a crianças entre os 3 meses e os 4 anos.
Vai ser possível visitar o estúdio aberto e ouvir a conversa Transformar o abstrato em composições sonoras, com Amal Yaakoubi e com o músico de electro folk Omiri, dia 17 de julho, às 18h30. Esta conversa decorre em inglês.
A residância da artista tunisina culmina com uma breve performance ao vivo, no mesmo local, dia 19 de julho, pelas 19h. Nesse mesmo dia, a anteceder a atuação, acontece ainda uma conversa, em inglês, entre Amal Yaakoubi, a investigadora urbana Mafalda Corrâa Nunes e o diretor da Casa Capitão, Gonçalo Riscado.
A entrada para as atividades é livre, mas mediante inscrição – há 15 lugares para a conversa e 10 para o workshop. As inscrições são feitas através do e-mail contact@casa-capitao.com e pede-se que, no assunto e no corpo do e-mail, se mencione(m) a(s) atividade(s) em que pretende participar.
Os parceiros do Slash Transition são Casa Capitão, Trempo, Mutant Radio, Openspace.Innsbruck e L'Art Rue
Mais informações no site e no Instagram do Slash Transition e da Casa Capitão.