"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

Porque teme Israel a Palestina? Uma narrativa com o ritmo certo sobre conflito e esperança

Raja Shehadeh explora soluções humanas e viáveis para o confronto no Médio Oriente.

Décadas depois de as forças israelitas terem deslocado a sua família da sua casa em Jaffa, Raja Shehadeh, autor de Occupation Diaries, Where the Line Is Drawn, e outros livros aclamados, coloca questões fundamentais: Porque é que israelitas e palestinianos não terminaram o seu conflito pacificamente? Porque é que a comunidade global permitiu que a ocupação israelita continuasse? Como é que o “terrível custo humano” no conflito atual afetará a opinião mundial sobre Israel?

O novo livro de Raja Shehadeh, Porque teme Israel a Palestina? oferece a análise perspicaz e emocionante sobre um dos conflitos mais enraizados e dolorosos da história moderna. Reconhecido como o mais afamado escritor palestiniano da atualidade, Shehadeh combina a sua experiência como advogado e fundador da organização de direitos humanos Al-Haq com uma prosa profundamente comovente e bastante nítida.

Desde a criação do estado de Israel, em 1948, o mundo tem testemunhado uma divisão dolorosa e contínua, o que faz com que Israel e Palestina permaneçam num ciclo vicioso de violência e desconfiança. Shehadeh, com a sua vasta experiência e compreensão do tema, sugere que, apesar dos fracassos históricos, há ainda um caminho para a paz.

Este livro é mais do que uma simples análise do passado, é um apelo urgente para que israelitas e palestinianos reconheçam a sua humanidade partilhada e se unam em busca de uma solução pacífica. Através de histórias pessoais e reflexões profundas, o autor ilumina a complexidade do conflito e as oportunidades de reconciliação que muitas vezes são ignoradas.

Vencedor do Prémio Orwell e finalista do National Book Award, Raja Shehadeh é uma voz indispensável na discussão sobre o Médio Oriente. O seu trabalho trouxe-lhe reconhecimento internacional e fez dele uma figura de proa na luta pela justiça e igualdade na região. Neste momento vive na Cisjordânia e continua a documentar as realidades do conflito e a defender os direitos dos palestinianos.

SOBRE O LIVRO
Porque teme Israel a Palestina?
A fundação do Estado de Israel, em 1948, precipitou a divisão fraturante que continua a irromper de forma violenta e trágica até hoje.
Nos anos que se seguiram, enquanto o Muro de Berlim caía e a África do Sul abolia o apartheid, o governo israelita rejeitou todas as oportunidades de reconciliação com a Palestina. Mas Raja Shehadeh sugere que isso não significa que as duas nações não possam trabalhar como parceiras, em busca da paz e pelo fim do genocídio.
Através de uma prosa elegante e devastadoramente comovente, Shehadeh, o mais conceituado escritor palestiniano vivo, traz-nos uma nova perspetiva sobre o futuro de palestinianos e israelitas, num período de caos e drama que é impossível ignorar.
Uma reflexão profunda sobre o fracasso de Israel em tratar a Palestina e os palestinianos como iguais e sobre como chegar a uma solução humanamente viável para todos.

Ver primeiras páginas  

Título: Porque teme Israel a Palestina?
Autor: Raja Shehadeh
Páginas: 124
PVP: 14,40€ 

SOBRE O AUTOR

Raja Shehadeh é o mais afamado escritor palestiniano da atualidade. É advogado e fundador da pioneira organização palestiniana de defesa dos direitos humanos Al-Haq, uma filial da Comissão Internacional de Juristas. Autor de vários livros aclamados, foi vencedor do Prémio Orwell em 2006 e finalista do National Book Award de 2023. Vive, atualmente, em Ramallah, na Cisjordânia. 
Agenda
Ver mais eventos
Visitas
101,531,880