Notícias
“NauticinBlu”: Projeto da Marevivo de sensibilização e educação ambiental chega a Portugal
O programa de educação ambiental “NauticinBlu”, criado pela Marevivo com o apoio de longa duração da MSC Foundation do Grupo MSC, chegou pela primeira vez a Portugal a maio de 2024, organizado pela AIMM (Associação para a Investigação do Meio Marinho).
O Projeto decorreu em Almada de 20 a 23 de maio, e teve como objetivo aumentar a compreensão dos alunos sobre a complexa relação entre o crescimento económico, a transição ecológica e uma gestão mais sustentável do Planeta. Considerando crucial investir no potencial destes jovens como principais defensores e agentes da mudança.
A exposição educativa da Marevivo “Only One: One Planet, One Ocean, One Health“, criada em colaboração com a Marinha Italiana e a Fondazione Anton Dohrn em Nápoles – e ilustrando pontos-chave de uma transição ecológica eficaz – já se encontra exposta na Escola Secundária Anselmo de Andrade em Almada, a escola envolvida no projeto.
Este ano, o Projeto “NauticinBlu” envolverá 20 Institutos Náuticos em Itália e expandir-se-á na Europa, estando presente além de Portugal, também na Grécia e em Espanha.
Em Portugal, os 144 alunos de 8º e 10º ano da Escola Secundária Anselmo de Andrade participaram em quatro dias de atividades, iniciadas no Dia Europeu do Mar com a observação de golfinhos no Estuário do Sado, com a empresa Vertigem Azul; realizaram também um peddipaper educativo onde tiveram que coordenar movimentos e saberes; finalizando estes dias com a pintura conjunta de um mural alusivo aos ecossistemas e espécies marinhas observados, de forma a perpetuar na sua escola a mensagem de proteção do meio marinho. Este mural foi elaborado pelo artista plástico Flavio Caporali (@caporaliflavio) que coordenou com os alunos a sua execução.
Flavio inspira-se nas cores e no movimento do mar, mas o seu trabalho tem outro propósito: «Pintar um mural do mar com crianças e jovens, é mais do que pinceladas e cores em uma bonita composição; é sobre tudo, relembrar aos participantes e a todos os que por ele passem, da importância que os ecossistemas marinhos tem para a vida na Terra.»
No Dia Mundial do Ambiente, 5 de junho, realizou-se na Escola Secundária Anselmo de Andrade o evento final de encerramento do projeto, com a entrega de certificados e a assinatura do mural pelas turmas participantes. Este evento serviu também para a partilha das vivências e da divulgação da mensagem do projeto para toda escola e comunidade.