"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Projeto Afrozil lança segundo single "Lion Friends"

Após lançar “NEVER GIVE UP”, o single de estreia do projeto AFROZIL, o produtor musical brasileiro radicado em Portugal Renato Parmi apresentou “LION FRIENDS”, no dia 21 de junho. 

O reggae roots clássico, com influência senegalesa (pelas melodias e instrumentos, como a Kora), conta com a participação de Anas JuuloCool MoctarJah Kora e Layadeh, do Senegal; One Pac, da Gâmbia; e Marina Peralta, do Brasil.

A escolha do ritmo jamaicano pareceu óbvia para Parmi, pois considera que o reggae é essencial na sua formação musical. E quando chegou a Dakar, no Senegal, e percebeu que todos o escutam muito, decidiu produzir uma faixa nesse estilo. “Comecei a tocar os acordes e o Layadeh, que estava desde o primeiro dia no estúdio, já começou a cantar”. Depois de produzir a música toda e voltar ao Brasil, convidou os amigos da Banda MANEVA e o Franja, guitarrista dos Planta e Raiz, para tocar na música. “Achei que o instrumental tinha de soar mais orgânico e, assim, substituímos os instrumentos eletrónicos pelos músicos. Ficou incrível!”

Seguindo os preceitos de Bob Marley, a música fala sobre justiça social e união dos povos. “Cita as crianças que morrem de fome enquanto os políticos e o mundo ‘não dão a mínima’. ‘O mundo está em chamas’ é a frase marcante de Anas Juulo, enquanto Layadeh versa sobre questões sociais que se estendem desde o período colonial com a exploração de África. Marina Peralta, cantora brasileira, pede ‘alívio para aqueles que vivem na Babilónia e clama que ninguém pode derrubar aquele que firmou a sua força, porque na linha da frente somos leões e leoas’”, explica Renato.

O videoclipe mostra Layadeh em frente ao Monumento da Renascença Africana, importante marco político para a Nova África. One Pac, da Gâmbia, anda pelas ruas junto com os seus amigos “leões” enquanto um drone os acompanha, proporcionando uma visão panorâmica do local. Marina Peralta tem como pano de fundo uma bela imagem de uma favela de Osasco, cidade onde mora.

“A ideia é mesmo mostrar os diferentes locais e realidades para criar um novo mundo em conjunto. O conceito da letra, do videoclipe e do projeto como um todo é chamar a atenção para um mundo unificado. O mundo que hoje está globalizado (com a ajuda da tecnologia) precisa entender que essa globalização é mais real e verdadeira com a aproximação das pessoas e culturas, e a música tem um papel muito importante nisso tudo”, finaliza.

AFROZIL é um projeto do produtor musical Renato Parmi gravado entre Senegal, Gâmbia e Brasil e que reúne diversos artistas de destaque desses países. O resultado é um álbum de 10 faixas, com lançamento previsto para agosto.

FICHA TÉCNICA

MÚSICA
Gravado e produzido por Renato Parmi e Anas Juulo
Vozes: Anas Juulo, Cool Moctar, Layadeh, Marina Peralta, One Pac
Bateria: Fabinho (Maneva)
Baixo: Gato (Maneva)
Guitarra: Felipe (Maneva)
Guitarra: Franja (Planta & Raiz)
Teclados e programação: Renato Parmi
Kora: Jah Kora 
Vozes adicionais: Cool Moctar
Misturado por Dois R 
Masterizado por: Joao Milliet 
Assistente de masterização: Dani Mariano
Capa: Beatriz Carvalho

VIDEOCLIPE
Direção Geral: Rena*ti*
Imagens e Direção Brasil: Rodrigo Pysi
Imagens e Direção Senegal: Kalash/Alex 
Imagens e Direção Gâmbia: ZionPro
Edição e Cor: Premier King
After Effects: Alexandre Narciso

SOBRE RENATO PARMI
É compositor, produtor musical e empreendedor da música. Com mais de 25 anos de carreira, Parmi tornou-se um dos nomes mais respeitados na produção musical do Brasil. Com trabalhos premiados para TV, Cinema, Publicidade e grandes nomes da música. Compôs e produziu para a elite do entretenimento nos mais variados estilos, do pagode ao samba, reggae, funk, rap e MPB. O seu impressionante portfólio inclui colaborações com Michael Sullivan (um dos maiores compositores brasileiros), Sandra de Sá, Seu Jorge e artistas contemporâneos como Zaac, Rincon Sapiência, Mc Kekel, Di Ferrero, Maneva e vários outros artistas nacionais e internacionais, como os nova-iorquinos Blahzay Blahzay e Ill All Skratch.

SOBRE ANAS JUULO
Anas Juulo é um produtor e rapper senegalês. A sua estreia na música foi em 2010, quando começou a frequentar o estúdio do lendário produtor Mor Mara, em Diourbel, sua cidade natal. Depois de comprar os seus primeiros equipamentos, Anas Juulo foi morar em Dakar, capital do Senegal, onde produziu e trabalhou com o grupo X-Press, de grande popularidade no país.

SOBRE COOL MOCTAR
Cool Moctar é um artista da cidade de Mbacke, no Senegal, que agora mora em Dakar e está a lançar a sua carreira como cantor e a compor para vários artistas. Ganhou destaque na cena urbana de Dakar em 2020 com a música “Compozel”.

SOBRE JAH KORA
Jah Kora é um músico que segue a linhagem da família tocando Kora, um instrumento peculiar e tradicional da cultura senegalesa.

SOBRE LAYADEH
Layadeh é um cantor de reggae e hip hop do Senegal, teve um programa de rádio na RFM (Rádio FuturMedia) com grande audiência na cidade de Mbacke. Agora dedica-se à nova carreira de cantor, espalhando a sua mensagem e musicalidade por todo o país.

SOBRE MARINA PERALTA
Cantora e compositora do Centro-Oeste do Brasil, que através das influências do reggae, reggaeton, rap e MPB, amplifica temáticas socialmente relevantes e urgentes. Com dois álbuns lançados, além de diversos singles e videoclipes com parcerias nacionais e internacionais, a multiartista apresenta-se em diferentes formatos, além de compor espaços de formação de opinião.

SOBRE ONE PAC
Um dos artistas mais autênticos e importantes da Gâmbia, One Pac, depois de deixar a prisão, mudou de vida e passou a ser exemplo de determinação e superação. Conquistou uma legião de fãs, principalmente entre os mais jovens, misturando ritmos locais com a batida moderna do afrobeat. Em um curto período, ficou famoso na Gâmbia, Mauritânia e Senegal e é um dos cantores queridos do seu país.   

Agenda
Ver mais eventos
Visitas
101,545,858