Notícias
Dr. Guilherme d’Oliveira Martins apresenta as Jornadas Europeias do Património em Praga
No dia 2 de Setembro, em Praga, o Coordenador geral das Jornadas Europeias do Património, Dr. Guilherme d’Oliveira Martins (Presidente do Centro Nacional de Cultura) procederá em conferência de imprensa à apresentação oficial das Jornadas Europeias do Património 2005.
No dia 2 de Setembro, em Praga, o Coordenador geral das Jornadas Europeias do Património, Dr. Guilherme d’Oliveira Martins (Presidente do Centro Nacional de Cultura) procederá em conferência de imprensa à apresentação oficial das Jornadas Europeias do Património 2005. As JEP são uma iniciativa conjunta do Conselho da Europa e da Comissão da União Europeia. Terão lugar de 1 de Setembro até ao fim de Outubro em todos os países membros do Conselho da Europa. Sob o lema “Europa, um património comum” terão lugar cerca de 40000 iniciativas em monumentos, museus, lugares e sítios com o objectivo de chamar a atenção para a importância do património cultural, construído e imaterial, como factor de paz, de diálogo cultural e de melhor entendimento entre os povos e as pessoas.
Na declaração que fará, o coordenador geral das JEP, lembrará que só a memória pode preservar-nos dum futuro que não esqueça a humanidade sendo indispensável garantir a mobilização dos cidadãos europeus para a criação de elos permanentes que tornem a diversidade cultural um factor de complementaridade e de não fragmentação de modo a lançar os fundamentos de uma Europa aberta ao mundo e às diferentes culturas consciente da sua própria memoria e raízes culturais.
Portugal, além de ter a coordenação geral das JEP desde 2001, com Helena Vaz da Silva, tem neste momento a presidência do Conselho de Ministros do Conselho da Europa. Os Ministros da Cultura do Conselho da Europa reunir-se-ão em Faro, sob presidência portuguesa, no próximo mês de Outubro para aprovar novas orientações no domínio da preservação e salvaguarda do património cultural. A coordenação em Portugal das Jornadas cabe ao IPPAR.