"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

FBAC recebeu menção honrosa da Acesso Cultura

A Fundação Bienal de Arte de Cerveira recebeu na passada quarta-feira, dia 19 de junho, uma menção honrosa no âmbito dos Prémios Acesso Cultura 2024, cuja cerimónia decorreu na Biblioteca de Marvila, em Lisboa.

A atividade oficinas criativas “AMAM – Rede de Apoio a Migrantes no Alto Minho” foi distinguida a nível nacional pela excelência na promoção da melhoria das condições de acesso à participação cultural nacional.

Os Prémios Acesso Cultura, que assinalam este ano uma década de existência e que passaram a ter o nome da bailarina Mickaella Dantas (1989-2024), pretendem distinguir, divulgar e promover projetos e entidades que se diferenciam pelo desenvolvimento de políticas exemplares e de boas práticas na promoção da melhoria das condições de acesso – física, social e intelectual – à participação cultural em Portugal.

No total foram apresentadas 30 candidaturas e atribuídos cinco prémios e 3 menções honrosas, tendo sido concedida à FBAC uma menção honrosa pela iniciativa oficinas criativas “AMAM – Rede de Apoio a Migrantes no Alto Minho” que consistiu na dinamização de ateliers de cerâmica, gravura e serigrafia, orientadas pelos artistas Henrique do Vale, Acácio de Carvalho e Paulo Barros, respetivamente. O projeto decorreu entre os meses de setembro e outubro de 2023 e contou com 36 participantes migrantes e não migrantes de 13 nacionalidades.

Nas palavras da vice-presidente da FBAC, Carla Segadães: “Sentimo-nos muito gratos por esta esta distinção que sublinha como a arte pode ser um instrumento agregador de diferentes nacionalidades, ideologias e credos e contribuir para a integração da população migrante. Acreditamos que com este tipo de projetos é possível corrigir assimetrias de acesso à fruição e participação artísticas, promover a descentralização cultural e a não segregação através da inclusão ativa de pessoas”.

De referir que a iniciativa foi gratuita e contou com o apoio de tradução simultânea nas línguas de português e inglês e com o acompanhamento do Serviço para a Inclusão e Diversidade Cultural da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira. O projeto terminou com uma exposição dos trabalhos desenvolvidos que esteve patente no Fórum Cultural de Cerveira de 16 de dezembro de 2023 a 31 de janeiro de 2024 e com a apresentação de um pequeno documentário.

“É muito satisfatório sabermos que estamos a contribuir para a promoção da melhoria das condições de acesso à participação cultural, até porque as questões da acessibilidade e da sustentabilidade estão na agenda da Fundação como uma prioridade”, acrescentou Carla Segadães.

De referir que as Oficinas criativas “AMAM” foram dinamizadas pela FBAC e se inseriram na ação promovida pela Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira “Animação Territorial Intercultural” no âmbito do projeto “AMAM – Rede de Apoio a Migrantes no Alto Minho”, promovido pela Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho), tendo sido cofinanciado pelo Fundo para o Asilo, a Migração e a Integração (FAMI).

Agenda
Festivais

MILímetro

Beato Innovation District 3 Jul 2024  |  14h00

Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,703,361