Notícias
Lado íntimo e pré-surrealista de Dalí em exposição no Porto
A exposição temporária "Universo Dalí" dispõe uma seleção variada de obras icónicas de Dalí, como desenhos, esboços, pinturas e trabalhos publicitários.
A mostra, que inaugura esta quarta-feira, alia-se aos 100 anos do surrealismo, que se celebram este ano, e dá a conhecer a versatilidade de Dalí através de obras, esboços, desenhos, esculturas, trabalhos publicitários e comerciais da autoria do pintor. Inclui também uma seleção de fotografias, do fotografo e amigo do artista Robert Descharnes, tiradas entre 1955 e 1985, que transmitem uma perspetiva mais próxima e íntima das suas vivências.
Cada canto da sala da exibição representa uma parte diferente da vida de Salvador Dalí. Nascido em 1904 no nordeste de Espanha, desde cedo demonstrou ter uma veia artística e uma visão distinta da vida. Um desses recantos da exposição é dedicado à infância do pintor, onde é possível observar os primeiros passos no expressionismo e impressionismo, ainda antes do surrealismo, quando tinha apenas 10 anos.
Numa outra secção encontra-se o "segredo" de Dalí, o seu lado religioso. Está exposta uma réplica do quadro que fora encomendado ao artista com o objetivo de representar Nossa Senhora de Fátima. A obra esteve, durante anos, escondida debaixo da cama de uma freira e alterou completamente a perceção que o artista tinha da religião e da vida. A responsável pelo Museu Atkinson recordou que Dalí esteve em Portugal nessa época e chegou mesmo a trocar cartas com a imã Lúcia.
Entre estes e outros recantos curiosos, podem ver-se paredes da sala decoradas com inúmeras fotografias da vida íntima do artista, tiradas pelo francês Robert Descharnes.
A exposição inclui ainda a projeção da curta metragem "Destino", realizada por Dalí em colaboração com Walt Disney.
Para os mais novos, o serviço educativo do WOW proporciona workshops dedicados a crianças do primeiro e segundo ciclo e visitas guiadas adaptadas a todos os ciclos de escolaridade.
A mostra fica patente no Museu Atkinson, integrado no espaço do WOW, até 31 de outubro.
in Renascença | 18 de junho de 2024
Notícia no âmbito da parceira Centro Nacional de Cultura | Rádio Renascença