"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

Pedro Correia documenta cem casos de censura num livro contra o pensamento único

Estamos sob vigilância permanente? Corremos o risco de ser punidos com «morte civil» por fugirmos à norma? De onde surgiram os novos policias do pensamento? 

Em Tudo É Tabu, o jornalista Pedro Correia, fala-nos deste nosso tempo em que «somos inundados por novos interditos», reunindo cem casos de censura, todos eles muito diversos e vários registados em Portugal. Todos eles fruto da perversão de generosos desígnios como o combate ao machismo, ao sexismo, ao racismo e à discriminação. Todos eles denunciados no livro que agora se anuncia, em nome da liberdade de expressão e do pluralismo. Tudo É Tabu está disponível na rede livreira nacional, numa edição Guerra e Paz.

Na História do mundo sempre houve severos limites à liberdade de expressão. Novidade absoluta é isto ocorrer hoje, em sociedades democráticas, no chamado mundo livre. Em Tudo É Tabu, Pedro Correia discorre sobre essas novas censuras impostas por «patrulheiros que andam aí, impondo um vasto caudal de proibições. Como se vivêssemos num rígido internato de paredes opacas onde a fuga à norma pode ser punida com a morte civil.»

Segundo o autor, esta polícia do pensamento, integrada por académicos, intelectuais, artistas, escritores, jornalistas, dirigentes estudantis e até alegados activistas dos direitos humanos, «dita dogmas, decreta anátemas e fulmina qualquer rasto de dissidência a pretexto da protecção a tribos identitárias».

Neste livro fala-se do wokismo e dos impactos que este tem vindo a ter, primeiro nos estabelecimentos escolares e cenáculos intelectuais, e agora na sociedade, através de cem casos de censura actualíssimos e que vão desde a «purificação» de Mark Twain à «fúria castanha contra a Disney», do «mamilo incómodo» de Almodóvar ao «chocolate amargo» de Bernardo Silva, do «risco do riso» de Dave Chappelle ao «silêncio forçado» de Patti Smith. Ninguém escapa a este novo lápis azul que não persegue apenas o presente, como também altera o que ficou para trás, dando plena validade ao alerta de George Orwell: «Quem controla o passado, controla o futuro.

Tudo é Tabu
Pedro Correia
Não-Ficção / História
224 páginas · 15x23 · 17,00 €
Nas livrarias a 18 de junho de 2024
Agenda
Festivais

MILímetro

Beato Innovation District 3 Jul 2024  |  14h00

Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,703,112