"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

Sentir que o Porto é um coração que bate

Porto Editora publica Morro da Pena Ventosa, o segundo romance de Rui Couceiro, depois do sucesso Baiôa sem data para morrer.

Em Morro da Pena Ventosa o Porto é um coração que bate». Mais do que um lugar ou uma personagem, é um sentimento. Ex-líbris da História de Portugal, por estes dias devassada em fotografias apelativas numa qualquer brochura turística, a cidade e os seus habitantes nativos lutam por conservar a sua identidade tão singular. Nestas páginas, não só são as ruas da zona histórica que serve de título ao livro que são estreitas: Também as perspetivas de futuro se afunilam cada vez mais, à custa do tão discutível progresso dos tempos. Com o Douro como âncora numa urbe em visível transmutação, o que acontece a estas pessoas quando tudo aquilo que tomam como certo se evapora? Porque no Porto é o rio que ilumina a cidade, não o sol.

Ficção e realidade entretecem-se habilmente nas mãos de Rui Couceiro, que habita o universo do realismo mágico como se aí tivesse a sua morada. Repleto de personagens ímpares e de grande fulgor imaginativo, este livro não só é uma ode à cidade do Porto e ao rio que a banha, mas às suas gentes. Tocando temas como a gentrificação, as alterações climáticas e a perda, o autor consolida neste seu segundo romance tudo o que Baiôa sem data para morrer já prometia.

O livro já se encontra em pré-venda e estará disponível nas livrarias a 20 de junho de 2024. 

Conheça o livro nas palavras do autor: 



SOBRE O LIVRO
Morro da Pena Ventosa

O morro da Pena Ventosa fica lá no cimo, nesse Porto antigo, onde dizem que nasceu a cidade. No morro da Pena Ventosa, as casas encavalitam-se umas nas outras e nelas sobrevivem a custo os velhos moradores, aqueles que construíram a invicta e que o turismo e a modernidade vão empurrando para os subúrbios. No morro da Pena Ventosa, são as gentes que dão o colorido às vielas escuras aonde o sol quase não chega e onde subsiste a memória coletiva de um povo que se diz tripeiro. E é no morro da Pena Ventosa que vivem as personagens deste livro, a Beta e a avó, a D. Lisete e o Dr. Belarmino, o Navalhadas e o Fulminantes, o Luís Miguel Ideias e O-da-Pastinha, nessa janela com vista para o Douro. Ou assim é até a narradora nos trocar as voltas.

Ver primeiras páginas   

Título: Morro da Pena Ventosa
Autor: Rui Couceiro
Páginas: 384
PVP: 19,99€ 

SOBRE O AUTOR

Rui Couceiro
Nasceu no Porto, em 1984. Trabalha no meio editorial desde 2006 e é, desde 2016, editor da Bertrand, tendo a seu cargo a chancela Contraponto. É membro do Conselho Cultural da Fundação Eça de Queiroz. Escreve para a Visão . Abandonou uma tese de doutoramento em Estudos Culturais, para escrever o seu primeiro romance, Baiôa sem data para morrer (2022), publicado em Portugal pela Porto Editora, no Brasil pela Biblioteca Azul e prestes a sair em Espanha pela Siruela. O livro foi distinguido com o Prémio Literário Manuel de Boaventura 2022 e finalista do Prémio Pen Club Português 2023. 
Agenda
Festivais

MILímetro

Beato Innovation District 3 Jul 2024  |  14h00

Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,701,516