Publicações
Babel e Sião, o encontro sublime entre a redondilha camoniana e a ficção de Sena
Na sequência da publicação de O Pensamento de Camões, obra de Jorge de Sena, e de Os Lusíadas e a Visão Herética, em que ao épico de Camões se juntam dois ensaios de Sena, a Guerra e Paz apresenta agora Babel e Sião, a terceira das edições comemorativas dos 500 anos do Nascimento de Camões.
Babel e Sião foi pensado ao pormenor: com a capa e parte do miolo em papel preto impresso a prata é uma das edições raras e com impacto que a Guerra e Paz está publicar por ocasião do 5.º centenário do Nascimento de Camões, que terá ocorrido em dia incerto, entre 1524 e 1525.
Nela apresenta-se, pela primeira vez– a par da esplêndida erudição de um ensaio–, um encontro sublime: a redondilha de Camões, Sobre os rios que vão, a sua «profissão de fé pessoalíssima», o seu testamento poético, junta-se ao conto de Sena, Super Flumina Babylonis, ficção que dá vida a um Camões de que nunca se diz o nome, e que «tremendo todo, mas, com a mão muito firme, começou a escrever… Sobre os rios que vão da Babilónia a Sião assentado me achei... Riscou, desesperado. Recomeçou. Sobre os rios que vão por Babilónia me achei onde sentado chorei as lembranças de Sião e quanto nela passei... E ficou escrevendo pela noite adiante.»
No mesmo livro, o leitor encontrará ainda o Salmo 136 de David, que inspirou a redondilha camoniana, bem como um emotivo ensaio de Sena que nos convence desta verdade: os 365 versos de Sobre os rios que vão são «das mais extraordinárias criações poéticas não só da sua obra, como do seu tempo ou da poesia universal».
Babel e Sião
Luís de Camões | Jorge de Sena
Ficção / Poesia
96 páginas · 15x23· 18 €