Publicações
Trinta anos depois do fim da Guerra Fria, como nos podemos preparar para esta "Nova Era"?
Uma obra atualíssima que nos ajuda a compreender um «tempo crítico» em que «os estados europeus foram surpreendidos pela ação militar da Rússia sobre a Ucrânia», Entender a Guerra Hoje mostra-nos como podemos «ir mais longe», não só na reação aos conflitos armados que têm alarmado o mundo, como na antecipação dos que poderão vir a deflagrar.
Tendo como pano de fundo a invasão russa da Ucrânia e o vulcão do Médio Oriente, Entender a Guerra Hoje, é o resultado do encontro de especialistas em Estratégia, Ciência Política, História e Relações Internacionais, com a organização do Instituto Universitário Militar e da Academia Militar.
Aquela invasão marcou a viragem na subalternização dos estudos estratégicos pelos estudos de segurança típica do final da Guerra Fria. Mesmo numa era de paz aparente, como o período da Guerra Fria, pelo menos na Europa – e não foi assim em muitas partes do mundo –, nunca a guerra saiu dos horizontes da humanidade.
Mais do que continuar a crer na estrita distinção entre a guerra e a paz – como nos ensinam, mal, nas escolas da Europa –, talvez seja de assumir, como nos vários ensaios deste livro, que se vive em paz no meio de guerras ou em guerras, onde em certos sítios habita a paz.
Não disse o Papa Francisco que vivemos a terceira guerra mundial aos pedaços? Compreender a guerra hoje é talvez a única solução para ir mais longe e não só se preparar para defrontar uma próxima, mas também, com o apoio da providência, e alguma utopia, aparar as conflagrações que possam estar na calha para chegar.
Entender a Guerra Hoje
Org. Pedro Ferreira, Luís Barroso, António Paulo Duarte
Não-Ficção / Política
208 páginas · 15x23 · 16,00 €
Nas livrarias a 4 de junho de 2024