"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

"Manifesto de defesa da liberdade, da diversidade e dos direitos fundamentais"

O ex-ministro da Educação dá a voz por um país plural, em que todos continuem a ter o direito a ser quem são. 

Volvidos 50 anos do 25 de abril, João Costa reconhece que ainda há muito para conquistar, mas que muito mais foi feito desde a Revolução dos Cravos do que aquilo que tantos querem fazer crer. O perigo que o autor agora identifica é o de retrocedermos naquilo que já alcançámos.

As vozes que agora se erguem (também) em Portugal, de movimentos conservadores que afirmam defender os valores da família tradicional, trazem, na visão de João Costa, a proposta de um enorme retrocesso para um país que se demorou tantas décadas nas amarras da ditadura.

Como forma de combater estas ideias conservadoras, neste manifesto defende-se a diversidade de identidades, os diferentes modelos de família, a arte como arma contra o ódio, o cultivo da empatia.

O ex-ministro da Educação não perde a esperança e afirma que estes movimentos que deturpam a mensagem do cristianismo, que mascaram as suas intenções e marcham contra a liberdade “estão condenados ao fracasso. O amor triunfa sempre!”

Manifesto pelas Identidades e Famílias, de João Costa, é editado pela Ideias de Ler e já se encontra, nas livrarias de todo o país. 

SOBRE O LIVRO
Manifesto pelas Identidades e Famílias
Os movimentos conservadores reemergiram em Portugal, para defenderem, explícita e implicitamente, retrocessos civilizacionais em matérias como os direitos das mulheres e a constituição de famílias. Este livro é um Manifesto de defesa da liberdade, da diversidade e dos direitos fundamentais, contra tais movimentos. Aqui se desvendam as falácias do suposto ataque à “família tradicional”, sustentadas pelo medo da diferença, pelo mau uso dos valores do cristianismo e pelo regresso a um silenciamento que oprime os que mais lutaram pelos seus direitos. João Costa, o autor deste Manifesto, propõe a descoberta e valorização de todos os cidadãos através da educação e da arte, com vista à criação de uma cultura de defesa de todas as vidas – a única via para construir um Portugal verdadeiramente plural e, por conseguinte, mais evoluído, mais rico e mais forte.

Ver primeiras páginas  

Título: Manifesto pelas Identidades e Famílias
Autor: João Costa
Páginas: 124
PVP: 13,30€  

SOBRE O AUTOR

João Costa
O autor é Professor Catedrático de Linguística na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e Doutor em Linguística pela Universidade de Leiden. É especialista em sintaxe, aquisição e desenvolvimento da linguagem e linguística educacional, sendo autor e editor de algumas centenas de artigos e de vários livros da especialidade. Foi Presidente da Associação Portuguesa de Linguística, integrou o Conselho Científico do Plano Nacional de Leitura, do Instituto Internacional da Língua Portuguesa da CPLP e presidiu ao Conselho Científico das Ciências Sociais e Humanidades da Fundação para a Ciência e Tecnologia. Foi representante da zona europeia e norte-americana para o acompanhamento do Objetivo do Desenvolvimento Sustentável 4 (educação) na UNESCO e presidente dos comités de gestão do Teacher and Learning International Survey e do Education Policies Committee da OCDE. Foi Secretário de Estado da Educação e Ministro da Educação entre 2015 e 2024. 
Agenda
Ver mais eventos
Visitas
100,354,108