"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

Desconstruir o colorismo com uma história radiante

A Marielle e os amigos estão de volta numa nova história que celebra a aceitação, a diversidade e a inclusão.

Depois de Aventureira Marielle e o dia da fotografia, lançado em 2022e com um enredo à volta do cabelo das personagens, Nuna e Lala Berekai desconstroem agora para os mais novos os preconceitos ligados ao colorismo, isto é, uma forma de discriminação baseada na tonalidade da pele.

Aventureira Marielle e os mil tons de magia (ed. Nuvem de Letras), de Nuna (texto) e Lala Berekai (ilustrações). Nas livrarias a 10 de junho. Excerto para leitura aqui.

— Queres dizer que não faz mal eu ter a pele tão escura?
— O nosso tom de pele é escuro, é lindo e traz nele a história da nossa família, das terras a que chamamos, e a que já chamámos, casa, como Portugal e a Guiné.
Todas as peles têm uma história diferente, mas algo em comum: merecem o nosso cuidado e respeito — disse a mãe da Cadija.

SINOPSE
Chegou o dia de pintar o novo quarto da Marielle, mas, com tantas cores maravilhosas, qual escolher? Na preparação para um dia de praia, a Marielle junta-se à sua amiga Cadija, que também se questiona se há cores melhores que outras, mas, neste caso, as cores da nossa pele. Com muitas peripécias, e importantes lições, as duas amigas embarcam numa aventura de empoderamento e amor-próprio.

TEXTO

Nuna é uma multipremiada atriz, ativista, autora portuguesa formada em teatro e investigação. O seu trabalho tem por base o Afrofuturismo e empoderamento interseccional, com especial foco na luta antirracista. Tendo trabalhado e colaborado com as Nações Unidas, a União Europeia, a Presidência Portuguesa, entre outras instituições, e sendo também nomeada para prémios, como o SXSW e o OFFIES, a jovem atriz tem construído uma carreira internacional polivalente, do teatro ao audiovisual, marcada pela necessidade consciente de descolonização global e projeção da mulher Negra. 

ILUSTRAÇÕES

Lala Berekai é ativista e artista luso-timorense não-binárie que trabalha nas áreas de ilustração, banda desenhada, animação e videojogos. Também utiliza a sua expressão artística através de variados meios como veículo de mensagens humanitárias e sociais. Ao longo da sua carreira artística tem participado em vários projetos de arte tradicional e digital. O seu estilo é uma fusão de desenho e pintura tradicional transposta para formato digital. Os seus temas mais recorrentes pretendem dar a conhecer a arte e cultura de Timor Lorosa’e da perspetiva de timorense de segunda geração.

Agenda
Festivais

MILímetro

Beato Innovation District 3 Jul 2024  |  14h00

Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,702,514