"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Trilho "No rasto dos templários" pretende valorizar património natural e cultural de Limeiras

O percurso pedestre "No rasto dos templários", vai valorizar o património natural e cultural de Limeiras, freguesia de Praia do Ribatejo, constituindo-se como mais uma “oferta turística” no concelho.

Foto: Pérsio Basso/CMVNB

“Trata-se de um percurso de 18 km, de grau de dificuldade difícil e que integra a passagem por elementos históricos relevantes, como o estaleiro naval onde foram construídas 60 galeotas que deram início aos descobrimentos portugueses e que integraram a armada que conquistou Ceuta em 1415”, disse Guilherme Grácio, presidente da associação de Limeiras, no concelho de Vila Nova da Barquinha, distrito de Santarém.

O percurso pedestre "No rasto dos templários" representou um investimento na ordem dos 150 mil euros do Centro Cultural e Desportivo Limeirense e levou à requalificação e marcação dos 18 km do trilho.

Aquele percurso estende-se desde a foz do rio Nabão, na zona do Cafuz, e ao longo das margens do rio Zêzere, interligando com o Trilho Panorâmico do Tejo, percurso ribeirinho que se estende depois desde o Castelo de Almourol ao Parque de Escultura Contemporânea, em Vila Nova da Barquinha.

“É um projeto muito ambicioso por parte da comunidade das Limeiras e pelo Centro Cultural e Desportivo Limeirense e significa o concretizar de um objetivo maior que é o de termos na aldeia um percurso homologado para que toda a gente nos possa vir visitar e que tenha um conhecimento do que foi as Limeiras, do que foi a Praia do Ribatejo e do que foi o concelho de Vila Nova da Barquinha”, indicou o presidente da associação de Limeiras.

Relativamente ao trilho e à história associada, Guilherme Grácio disse que o mote no "Rasto dos Templários" está associado aos vestígios da sua presença na freguesia, nomeadamente com o “estaleiro naval onde se construíram as galeotas para a conquista de Ceuta”.

Destacou ainda a vertente natureza, no percurso que faz a ligação da foz do Nabão com o rio Zêzere e vai até ao rio Tejo.

Por sua vez, a dirigente da associação de Limeiras e investigadora da história local Rita Inácio disse que “toda a área onde situa a atual freguesia de Praia do Ribatejo fazia parte do território de Ozêzar, mais tarde denominado por Payo de Pelle, o qual foi doado em outubro de 1159, por D. Afonso Henriques, à Ordem do Templo, pertencendo posteriormente à sua sucessora, Ordem de Cristo”.

Segundo a investigadora, foram deixados inúmeros vestígios da ocupação templária na freguesia.

“É já com a Ordem de Cristo, e de acordo com a informação do espião castelhano Ruy Dias de Vega, que se constrói o estaleiro naval onde viriam a ser construídas 60 galeotas a serem integradas na nossa armada, a qual conquistou Ceuta em 21 de agosto de 1415, sendo as suas ruínas o ‘ex-libris’ deste trilho”, destacou Rita Inácio.

O investimento, de 150 mil euros, contou com apoio parcial de fundos comunitários e do município da Barquinha para a homologação do percurso e reabilitação de vestiários e de instalações sanitárias de apoio à prática do pedestrianismo, assumindo a associação um projeto que incluiu a sinalética, limpeza e desmatação do trilho.


Fonte: LUSA | 29 de maio de 2024

Agenda
Festivais

MILímetro

Beato Innovation District 3 Jul 2024  |  14h00

Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,704,884