"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Trilho "No rasto dos templários" pretende valorizar património natural e cultural de Limeiras

O percurso pedestre "No rasto dos templários", vai valorizar o património natural e cultural de Limeiras, freguesia de Praia do Ribatejo, constituindo-se como mais uma “oferta turística” no concelho.

Foto: Pérsio Basso/CMVNB

“Trata-se de um percurso de 18 km, de grau de dificuldade difícil e que integra a passagem por elementos históricos relevantes, como o estaleiro naval onde foram construídas 60 galeotas que deram início aos descobrimentos portugueses e que integraram a armada que conquistou Ceuta em 1415”, disse Guilherme Grácio, presidente da associação de Limeiras, no concelho de Vila Nova da Barquinha, distrito de Santarém.

O percurso pedestre "No rasto dos templários" representou um investimento na ordem dos 150 mil euros do Centro Cultural e Desportivo Limeirense e levou à requalificação e marcação dos 18 km do trilho.

Aquele percurso estende-se desde a foz do rio Nabão, na zona do Cafuz, e ao longo das margens do rio Zêzere, interligando com o Trilho Panorâmico do Tejo, percurso ribeirinho que se estende depois desde o Castelo de Almourol ao Parque de Escultura Contemporânea, em Vila Nova da Barquinha.

“É um projeto muito ambicioso por parte da comunidade das Limeiras e pelo Centro Cultural e Desportivo Limeirense e significa o concretizar de um objetivo maior que é o de termos na aldeia um percurso homologado para que toda a gente nos possa vir visitar e que tenha um conhecimento do que foi as Limeiras, do que foi a Praia do Ribatejo e do que foi o concelho de Vila Nova da Barquinha”, indicou o presidente da associação de Limeiras.

Relativamente ao trilho e à história associada, Guilherme Grácio disse que o mote no "Rasto dos Templários" está associado aos vestígios da sua presença na freguesia, nomeadamente com o “estaleiro naval onde se construíram as galeotas para a conquista de Ceuta”.

Destacou ainda a vertente natureza, no percurso que faz a ligação da foz do Nabão com o rio Zêzere e vai até ao rio Tejo.

Por sua vez, a dirigente da associação de Limeiras e investigadora da história local Rita Inácio disse que “toda a área onde situa a atual freguesia de Praia do Ribatejo fazia parte do território de Ozêzar, mais tarde denominado por Payo de Pelle, o qual foi doado em outubro de 1159, por D. Afonso Henriques, à Ordem do Templo, pertencendo posteriormente à sua sucessora, Ordem de Cristo”.

Segundo a investigadora, foram deixados inúmeros vestígios da ocupação templária na freguesia.

“É já com a Ordem de Cristo, e de acordo com a informação do espião castelhano Ruy Dias de Vega, que se constrói o estaleiro naval onde viriam a ser construídas 60 galeotas a serem integradas na nossa armada, a qual conquistou Ceuta em 21 de agosto de 1415, sendo as suas ruínas o ‘ex-libris’ deste trilho”, destacou Rita Inácio.

O investimento, de 150 mil euros, contou com apoio parcial de fundos comunitários e do município da Barquinha para a homologação do percurso e reabilitação de vestiários e de instalações sanitárias de apoio à prática do pedestrianismo, assumindo a associação um projeto que incluiu a sinalética, limpeza e desmatação do trilho.


Fonte: LUSA | 29 de maio de 2024

Agenda
Música

Venezia

Centro Cultural de Belém 22 Nov 2024  |  20h00

Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para o espetáculo "A NOITE"

Em parceria com a Yellow Star Company, oferecemos convites duplos para o espetáculo "A Noite" de José Saramago. Trata-se da primeira peça de Teatro escrita pelo único prémio Nobel da Literatura de língua portuguesa. 

Passatempo

Ganhe convites para "O ANJO DA GUARDA" no Centro Cultural de Carnide

Em parceria com a Buzico! Produções, oferecemos convites duplos para "O Anjo da Guarda" - uma peça de teatro que é uma sátira sobre o flagelo da guerra -, em cena no Centro Cultural de Carnide. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
98,965,062