Notícias
CÂMARA MUNICIPAL DE NISA APRESENTOU PROJECTOS “OLHAR A NATUREZA”
A Câmara Municipal de Nisa, no dia 1 de Agosto, promoveu no cine-teatro de Nisa a apresentação pública de três projectos da área de protecção e valorização da Natureza, desenvolvidos em parcerias com outras autarquias e instituições.
- Gestão e Conservação de Habitas Naturais
- Classificação das Portas de Ródão como Monumento Natural
- Interpretação e Valorização de zonas envolventes do Tejo
A Câmara Municipal de Nisa, no dia 1 de Agosto, promoveu no cine-teatro de Nisa a apresentação pública de três projectos da área de protecção e valorização da Natureza, desenvolvidos em parcerias com outras autarquias e instituições. “Olhar a Natureza” é o tema dos projectos que visam a preservação e aproveitamento sustentável, a valorização do património paisagístico, biológico, arqueológico e humano.
Num primeiro painel foi apresentado o projecto Nortenatur - Gestão e Conservação de Habitats Prioritários dos Sítios de S. Mamede e Nisa/ Lage da Prata. A apresentação do projecto foi feita pela Dra. Dália Nunes da Associação de Municípios do Norte Alentejano. O Projecto NORTENATUR, Gestão e conservação de Habitats Prioritários dos Sítios de S. Mamede e Nisa/Lage de Prata, surge com a manifesta preocupação dos Municípios (Nisa, Marvão e Castelo de Vide) nos quais se inserem os referidos Sítios de Protecção, após o flagelo dos incêndios no verão de 2003, e a necessidade de criar técnicas de protecção e elaboração de planos de gestão e protecção, que nos permitam, minimizar tais efeitos nocivos sobre os habitats. Assim a Associação de Municípios do Norte Alentejano, em representação dos três municípios seus associados, em colaboração com o ICN (Parque Natural da Serra de São Mamede), FloraSul e Universidade de Évora, desenvolveu o Projecto NORTENATUR, o qual foi candidatado ao Instrumento de Financiamento Comunitário LIFE-Natureza, e consequentemente aprovado a 30/07/2004. Na Internet (http://www.nortenatur.com) está disponível informação completa relativa a este projecto (descrição, objectivos, áreas de intervenção e caracterização do habitats)
No 2º painel teve lugar a apresentação da “Proposta de classificação das Portas de Ródão como monumento natural”, projecto que envolve a Câmara Municipal de Nisa e a Câmara Municipal de Vila Velha de Ródão. A apresentação deste projecto esteve a cargo do Dr. Jorge Gouveia, coordenador dos trabalhos e quem realizou a proposta. Este projecto pretende preservar os valores naturais, cénicos e culturais existentes, garantindo o equilíbrio paisagístico e assegurando a articulação entre o natural e o humanizado. Pretende também promover o desenvolvimento sustentável da região tirando partido da singularidade, valor cénico, raridade e representatividade ecológica do conjunto composto pelo monumento natural e pela sua envolvente.
NO 3º painel foi apresentado o projecto “Centro de Interpretação e Valorização do rio Tejo e Áreas Envolventes (RCETT – INTERREG III A)”. Neste projecto a Câmara Municipal de Nisa tem a seu cargo 3 acções:
- implementação do Parque Arqueológico do Conhal, na margem sul do Tejo, junto à aldeia de Arneiro (freguesia de Santana);
- implementação dos Circuitos Pedestres;
- Centro de Interpretação e Divulgação da Arte Rupestre do Vale do Tejo e Sever. O Prof. José Louro apresentou os 8 percursos pedestres criados no concelho de Nisa, abrangendo as freguesias vizinhas dos rios. Por fim, António Neto da Ediraia, apresentou o Guia destes mesmos percursos, cuja edição está em curso e que dará a informação necessária para quem neles queira caminhar.