"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Vieira da Silva com exposições nos Guggenheim de Veneza e Bilbau em 2025

Exposições fazem parte de um programa de internacionalização da obra da pintora portuguesa, objectivo da Fundação Arpad Szenes - Vieira da Silva para os próximos três anos.

Vieira da Silva e Arpad Szenes © Fotografia retirada do Facebook do Museu Arpad Szenes - Vieira da Silva

A obra da pintora Maria Helena Vieira da Silva (1908-1992) vai ser exposta nos museus Guggenheim em Veneza, em Itália, e em Bilbau, em Espanha, em 2025, revelou o presidente da Fundação Arpad Szenes — Vieira da Silva (FASVS).

Estas exposições fazem parte de um programa de internacionalização que está em curso para os próximos três anos, e que envolve várias parcerias com instituições culturais e especialistas na obra da pintora, de Portugal, Brasil, França, Estados Unidos e Marrocos, entre outros. "As exposições representarão um grande esforço de internacionalização da obra da artista e da cultura portuguesa", sublinhou o presidente da FASVS, António Gomes de Pinho.

"Estamos também a preparar uma presença de Vieira da Silva nas comemorações dos 100 anos da Galeria Jean Boucher, em Paris, galeria da artista durante mais de 50 anos, a colaborar com a Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento num projeto em Nova Iorque, e, com uma especialista brasileira da obra da pintora, estamos a preparar um projeto no Brasil", para uma exposição num museu ainda a definir.

Depois de Une Histoire d'Amour et de Peinture, a primeira exposição da obra de Vieira da Silva num país árabe, inaugurada em 2023 e que esteve patente até Fevereiro deste ano no Museu Mohammed VI de Arte Moderna e Contemporânea, em Rabat, Marrocos, a FASVS prepara "outra grande exposição no mundo árabe", sem avançar, para já, pormenores.

Em Lisboa, continua patente até 26 de julho na Assembleia da República a exposição A Nós a Liberdade, inspirada na designação de uma série de pinturas de 1934, À Nous la Liberté, com 31 obras da artista realizadas entre 1932 e 1988, algumas nunca ou raramente vistas em Portugal, realizada para assinalar os 50 anos do 25 de Abril. Ainda sob o mote da liberdade, a exposição Os Frutos da Liberdade,desta feita com a obra gráfica de Vieira da Silva, vai ser inaugurada nas Caldas da Rainha a 7 de junho, seguindo depois até Dezembro em itinerância pelo país (Casa das Memórias, em Nisa; Museu de Artes Decorativas, em Viana do Castelo; Biblioteca Municipal de Vila Nova de Gaia; Torre da Cadeia Velha, em Ponte de Lima).


Fonte: LUSA | 21 de maio de 2024

Agenda
Festivais

MILímetro

Beato Innovation District 3 Jul 2024  |  14h00

Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,703,759