"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

Prémio Goncourt 2023 é agora editado pela Porto Editora

Velar por ela: A emocionante narrativa de Jean-Baptiste Andrea sobre amor e arte.

Velar por ela, o galardoado e mais recente romance de Jean-Baptiste Andrea, chega a Portugal editado pela Porto Editora. Esta é a quarta obra do autor francês de 53 anos, que recebeu o prémio Goncourt 2023, o galardão literário de maior prestígio em França.

Velar por ela é um romance de grande fôlego que segue a história de Mimo, um escultor prodigioso com “mãos de génio”, que dedica os últimos anos da sua vida à missão de velar por “ela”. “Ela” é uma obra-prima misteriosa que marca de forma profunda todos os que a contemplam, a ponto de ser condenada pela Igreja a manter-se escondida do olhar de todos.

O autor francês situa a narrativa no início do século XX, anos marcados pela ascensão do fascismo em Itália, em que Mimo estabelece uma relação forte e improvável com Viola, uma mulher ambiciosa e corajosa, filha de uma família aristocrata.

Jean-Baptiste Andrea tem um passado profissional ligado ao cinema, como argumentista e realizador. Lançou o seu primeiro romance, Ma reine, que conquistou o Prix Femina des Lycéens e o prémio de melhor romance de estreia. Velar por ela, para além do tão aclamado prémio Goncourt, foi galardoado com o Prix du Roman FNAC 2023 e é o vencedor do Choix Goncourt du Portugal 2024, anunciou o Instituto Francês de Portugal. Traduzido por Isabel Ferreira da Silva, este arrebatador romance já vendeu mais de 600 000 exemplares em França, e será publicado em 26 países.

SOBRE O LIVRO
Velar por ela
Agosto de 1986. Num mosteiro italiano, um homem encontra-se às portas da morte, entregue aos cuidados dos monges que ali habitam. Durante 40 anos, viveu entre eles, para «velar por ela». «Ela» é a sua última obra, uma estátua que perturba quem a vê, mas cuja história e origem permanecem em segredo.

No leito de morte, o homem revisita o seu passado, desde os tempos de aprendiz de um escultor alcoólico e violento, no planalto de Pietra d’Alba, reduto da poderosa família Orsini. Recorda sobretudo Viola Orsini, que gosta deste escultor anormalmente pequeno, com mãos de génio e mente livre.

Desde o seu primeiro encontro, na adolescência, Viola e Mimo percorrerão lado a lado a primeira metade do século XX, testemunhando a ascensão do fascismo e a agitação das guerras mundiais. Ele torna-se um artista prodigioso, muito requisitado pela elite; ela tenta incansavelmente perseguir os seus sonhos de mulher emancipada. Ambos se perderão e encontrarão continuamente, como amigos ou inimigos, sem que nenhum deles desista dos fortes laços que os unem. Velar por ela é um romance arrebatador, que nos dá a conhecer duas personagens inesquecíveis e uma história de afetos que insiste em manter-se no tempo, contra todas as probabilidades.

Título: Velar por ela
Autora: Jean-Baptiste Andrea
Tradução: Isabel Ferreira da Silva
Páginas: 376
PVP: 19,99€

Ver primeiras páginas  

SOBRE O AUTOR
Jean-Baptiste Andrea

É escritor, argumentista e realizador francês, nascido em 1971.

A primeira parte da sua carreira profissional foi dedicada ao cinema. Em 2017, publicou o seu romance de estreia, Ma reine, que conquistou o Prix Femina des Lycéens e o prémio de melhor romance de estreia. Seguiram-se Cent millions d’années et un jour (2019) e Des diables et des saints (2021). Em 2023 publica Velar por ela, com o qual conquista o prémio literário de maior prestígio em França, o Goncourt, bem como o Prix du Roman FNAC 2023. Este magnífico romance, agora editado pela Porto Editora, vendeu mais de 600 000 exemplares e será publicado em 26 países.

A produção literária de Jean-Baptiste Andrea é reconhecida pela sua força narrativa e emocional, abordando temas como a infância, a amizade, a arte, o amor e a perda. 
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para o espetáculo "A NOITE"

Em parceria com a Yellow Star Company, oferecemos convites duplos para o espetáculo "A Noite" de José Saramago. Trata-se da primeira peça de Teatro escrita pelo único prémio Nobel da Literatura de língua portuguesa. 

Passatempo

Ganhe convites para "O ANJO DA GUARDA" no Centro Cultural de Carnide

Em parceria com a Buzico! Produções, oferecemos convites duplos para "O Anjo da Guarda" - uma peça de teatro que é uma sátira sobre o flagelo da guerra -, em cena no Centro Cultural de Carnide. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
98,958,200