"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

Quantos tons de pele existem?

O mar tem muitos tons de azul. E se não existir apenas um tom de pele? É a partir desta questão que Desirée Bela-Lobedde, defensora de uma educação antirracista, procura sensibilizar para a importância de crescer com tolerância e celebrar a igualdade no seio das diferenças.

Em Cor de Pele, acompanhamos o primeiro dia de escola dos lápis de cor, que estão ansiosos por saírem da caixa e colorirem os desenhos das crianças. A cor Amarela sabe que pintará o sol de verão, o Azul vai representar o mar e as ondas e o Vermelho diz que vai pintar o carro mais rápido do mundo. Já o lápis Cor de pele não está preocupado, pois tem a certeza de que será escolhido por todas as crianças para representar as suas famílias. Mas rapidamente é apanhado de surpresa, quando outras cores são escolhidas para essa missão. Então percebe que o mundo é diferente do que lhe tinham contado, que são tantas as cores de pele quantas as pessoas existentes no mundo e que uma única cor não serve para representar toda a gente.

 
Através de cenários e vivências conhecidos das crianças, este livro sensibiliza os leitores de todas as idades para a diversidade da realidade que nos rodeia e alerta para a necessidade de ser tolerante e respeitar essa diferença, que nos torna únicos.

No próximo dia 30 de maio, às 15:00, a autora e ativista antirracista e afrofeminista, Desirée Bela-Lobedde estará na Feira do Livro de Lisboa, na Praça Vermelha, para apresentar o seu livro e conversar com os visitantes, numa sessão que quer ser de partilha e um contributo para um mundo mais tolerante.

SOBRE O LIVRO

Cor de Pele
Chega o primeiro dia de escola, e todos os lápis estão muito contentes: por fim, sairão da caixa e poderão pintar os desenhos das crianças! A Cor Amarela pintará o sol de verão, a Cor Azul, o mar e as ondas, a Cor Vermelha, um carro rapidíssimo… E a Cor de Pele? Nesta cativante história, os mais pequenos aprenderão que há mil e um tons de pele e que existem tantas cores quantas as realidades. A autora de sucesso Desirée Bela-Lobedde pretende, com este conto, que as crianças cresçam com tolerância e celebrem a igualdade no seio das diferenças.

Ver primeiras páginas  

Título: Cor de Pele
Autor: Desirée Bela-Lobedde
Ilustrador: Lydia Mba
Páginas: 48
PVP: 14,40 € 

SOBRE O AUTOR

Desirée Bela-Lobedde
Desirée Bela-Lobedde é uma autora e comunicadora espanhola, de ascendência africana, de origem guineense-equatoriana, ativista antirracista e afrofeminista. É colunista no “Público.es” e colabora no programa de rádio “Vostè primer”, na RAC1. Faz palestras, workshops e apresentações presenciais, e também dá formação online. É autora do livro "Ser mujer negra en España", entre outros. 

Agenda
Ver mais eventos
Visitas
101,539,874