"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Mário Cláudio vence Prémio Literário Guerra Junqueiro Lusofonia 2023

É um dos nove galardoados do prémio que distingue escritores de países PALOP. Receberá o galardão numa cerimónia a 6 de julho, em Freixo de Espada à Cinta.

© Pedro Rosário/Lusa 2017

O escritor Mário Cláudio é um dos nove galardoados com o Prémio Literário Guerra Junqueiro Lusofonia 2023, anunciou a organização, da Câmara Municipal de Freixo de Espada à Cinta, distrito de Bragança.

O escritor português irá receber o galardão numa cerimónia a 6 de julho deste ano, em Freixo de Espada à Cinta, no âmbito do encerramento das cerimónias do centenário da morte de Guerra Junqueiro (1850-1923), revelou Avelina Ferraz, curadora do prémio.

Destinado a distinguir escritores dos nove membros dos Países de Língua Oficial Portuguesa (PALOP), o prémio contemplou ainda José Luís Mendonça (Angola), Cida Pedrosa (Brasil), Daniel Medina (Cabo Verde), Odete Costa Semedo (Guiné-Bissau), Laureano Nsue Nguema Mibuy (Guiné-Equatorial), Paulina Chiziane (Moçambique), Inocência Mata (São Tomé e Príncipe) e José Ramos Horta (Timor-Leste).

O galardão pretende ser "um instrumento de discussão para o aprofundamento das relações interculturais entre os diversos territórios e povos lusófonos, tecendo uma rede de neurónios ligados por uma língua comum", sublinhou a curadora Avelina Ferraz.

"O objetivo é ser um elemento integrador, que ajude a fortalecer laços culturais, promover a cooperação entre os países e povos de língua portuguesa, tradução de obras, troca de conhecimentos e experiências, contribuindo para a preservação e valorização da identidade lusófona", acrescentou.

De acordo com Avelina Ferraz, na cerimónia do anúncio dos laureados de 2023, que hoje decorreu no distrito do Porto, foi entregue o prémio de 2022 - anteriormente anunciado - à escritora são-tomense Conceição Lima, que se encontra em Portugal.

Promovido no âmbito do Freixo Festival Internacional de Literatura (FFIL), o Prémio Literário Guerra Junqueiro realiza-se desde 2017 em Freixo de Espada à Cinta, terra natal de Guerra Junqueiro (1850-1923), e vila anfitriã do prémio, em Portugal.

O Prémio Literário Guerra Junqueiro foi alargado em 2020 à Lusofonia, com o Prémio Literário Guerra Junqueiro Lusofonia.

A primeira edição do Prémio Literário Guerra Junqueiro distinguiu Manuel Alegre (2017), seguindo-se Nuno Júdice, em 2018, José Jorge Letria, em 2019, Ana Luísa Amaral, em 2020. Em 2021, em Portugal, o prémio foi atribuído a Hélia Correia.


Fonte: LUSA | 18 de maio de 2024

Agenda
Festivais

MILímetro

Beato Innovation District 3 Jul 2024  |  14h00

Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,700,885