"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Casimiro de Brito (1938-2024)

O Centro Nacional de Cultura homenageia a sua memória e apresenta condolências à família e amigos.

Casimiro de Brito deixou-nos. Era um amigo. Poeta, ficcionista, ensaísta e memorialista, nasceu em Loulé em 14 de janeiro de 1938. Em 1956 criou em “A Voz de Loulé” a página literária “Prisma de Cristal”, na qual colaboraram António Ramos Rosa, Gastão Cruz e Maria Rosa Colaço. Começou a publicar em 1957 e, desde então, deu à estampa mais de 70 títulos, em Portugal e em 30 outras línguas. Teve uma intensa participação cívica na defesa da cultura e da liberdade de espírito. De 1958 a 1964 dirigiu a coleção de poesia “A Palavra”, onde colaboraram Fiama Hasse Pais Brandão e Luiza Neto Jorge. Fundou e dirigiu diversas revistas literárias, entre elas os «Cadernos do Meio-Dia», com António Ramos Rosa. Depois da passagem por Londres, foi um dos animadores do movimento «Poesia 61», com Maria Teresa Horta, Fiama Hasse Pais Brandão, Luiza Neto Jorge e Gastão Cruz. Recebeu vários prémios, nacionais e internacionais, entre eles o Leopoldo Sedar Senghor da Academia Luther King e o Prémio Mundial de Haikus da World Haiku Association (Tóquio), recebeu o Grande Prémio de Poesia da Associação Portuguesa de escritores pelo livro Labyrinthus (1981), o Prémio Versília, de Viareggio, para a "Melhor Obra Completa Estrangeira", pela obra Ode & Ceia (1985), o Prémio de Poesia do P.E.N. Clube, pelo livro Opus Affettuoso seguido de Última Núpcia (1997), o Prémio de Poesia Aleramo-Luzi, para o Melhor Livro de Poesia Estrangeiro, com o Livro das Quedas (2004), e ainda o Prémio de melhor poeta do Festival Internacional "Poeteka", na Albânia (2008). Foi presidente e fundador do PEN Clube Português, vice-presidente da Associação Portuguesa de Escritores e presidente da Association Européenne de Poésie em Lovaina. Incluído em mais de 200 antologias em Portugal e no Estrangeiro. Foi nomeado Embaixador Mundial da Paz em Genebra e foi agraciado com a Ordem do Infante pelo presidente da República. É responsável pela colaboração portuguesa na revista internacional Serta, e editor-in-chief da Antologia de Literatura Mundial Diversity do PEN Club Internacional. Em 2008, foi agraciado com a Comenda da Ordem do Infante D. Henrique. O seu último livro editado foi 69 Poemas de Amor (2008). Desde 2020 vivia em Braga, onde faleceu a 16 de maio de 2024, com 86 anos.

Agenda
Festivais

MILímetro

Beato Innovation District 3 Jul 2024  |  14h00

Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,703,954