Publicações
Autora de "Comida de Bebé" lança livro infantil ilustrado por Tiago M.
A influencer gastronómica e autora de Comida de Bebé, estreia-se nos livros infantis com uma história polvilhada de receitas simples, saudáveis e deliciosas, e ilustrada pelo Tiago M., que retrata o dia a dia do menino que quer ser chef.
Uma narrativa de não-ficção, na coleção Lilliput, que nos leva a conhecer a vida do Pedro, entre a casa, a escola, o bairro e a visita aos avós, no campo. Com cheirinho a ervas aromáticas e produtos frescos, este livro promove a autonomia das crianças, a alimentação saudável e um quotidiano recheado de pequenos prazeres, à volta da comida. Das panquecas ao pequeno-almoço, feitas com o pai, à calorosa sopa da avó, cada receita sugere uma vivência especial.
O Menino que Queria Ser Chef(ed. Nuvem de Letras, col. Lilliput), de Carolina Almeida (texto) e Tiago M. (ilustrações). Nas livrarias a 27 de maio. Excerto para leitura aqui.
SINOPSE
O Pedro adora andar de bicicleta e brincar com dinossauros, mas a sua verdadeira paixão é cozinhar. Não hesita em afirmar que quando crescer será CHEF!
Todos os dias prepara o pequeno-almoço e a lancheira com o pai. Na escola, tem a sorte de ter uma horta deliciosa e, às vezes, os alunos são desafiados a escolher um legume e a cozinhá-lo. No seu aniversário, ele é o autor da estrela da festa: o bolo!
Aproveitando o dia a dia do Pedro, a Carolina Almeida apresenta-nos receitas deliciosas e saudáveis, num livro onde se aprende a cozinhar com amor e onde os protagonistas são os alimentos (que até ganham vida e falam das suas virtudes!).
A AUTORA
Carolina Almeida cresceu a cozinhar com a sua mãe e a sua avó materna. É daí que vem o seu amor pela cozinha. Acredita que bons hábitos alimentares começam a ser desenvolvidos desde muito cedo. É mãe de duas crianças e fundadora do Comida de Bebé, o maior projeto de alimentação infantil em Portugal. Quando acabou o mestrado, em 2011, mudou-se para os Estados Unidos e, nos cinco anos seguintes, viveu em três países diferentes. Voltou para Portugal em 2017 para trabalhar na área de marketing digital. Em plena pandemia, deixou o seu emprego como diretora de marketing para tirar este projeto da gaveta. E, desde então, trabalha ativamente para ensinar as famílias a comer melhor e aumentar a sua literacia alimentar. Criou um site com informação gratuita sobre introdução alimentar e receitas, desenvolveu uma app de planeamento de refeições para famílias com bebés e escreveu um livro de receitas que esteve no top de vendas em 2023. Também lidera um movimento para mudar a alimentação nas creches em Portugal.
https://comidadebebe.pt | @comidadebebe.pt
O ILUSTRADOR
Tiago M. nasceu em 1992 em Coimbra. Já em criança desenhava muito e tentava impingir os seus desenhos à família, mas, durante a adolescência, os lápis foram ficando para trás. Descobriu a música, os livros e o cinema e licenciou-se em Comunicação Social, achando que poderia vir a escrever sobre cultura. Mudou-se para Londres durante um ano e meio e, regressado, fez um curso em pós-produção de vídeo. Foi aprendendo vários ofícios por conta própria e acabou por trabalhar em marketing, design, captação e edição de vídeo e fotografia. Fechado em casa, em 2021, durante a pandemia, começou, por aborrecimento, a rabiscar umas coisas e redescobriu o amor pelos desenhos. Um ano depois, ilustrou o seu primeiro livro infantil e, desde então, tem trabalhado para dentro e para fora de Portugal, contando já com quase uma dezena de projetos publicados. Ilustrou, em 2023, o livro No Meu Bairro e foi finalista do Prémio Nacional BIG. @tiagom__