Notícias
Freddy Locks edita disco de celebração de 20 anos de carreira no dia 7 de junho
Freddy Locks comemora 20 anos de carreira em 2024 com um lançamento especial, o álbum Infinite Roots, uma regravação original dos seus maiores sucessos. “Bring up the Feeling”, “Pure smile”, “Living inna city”, “Iration”, “Earth”, “Healing of the Nation”, “Fazuma”, “Freedom is my god”, “Don't lose you” e “So Nice” são os 10 temas escolhidos por Fred Oliveira para assinalar a data.
Para celebrar este marco, e depois de fechar o ano de 2023 com uma passagem pelo festival Le Guess Who? U? (NL), Freddy Locks regressa à estrada com um novo álbum pronto para espalhar as suas vibrações positivas por todo o país.
"Bring up the Feeling” (Infinite Roots) é o novo single que antecede o álbum de celebração, uma nova versão de "Bring up the Feeling" (2006) com novos arranjos vocais e instrumentais. A música "Bring up the Feeling" saiu em 2006, impulsionando o início da carreira a solo de Freddy Locks. O single ganhou destaque na Antena 3, onde alcançou o primeiro lugar nas tabelas nacionais, e tornou-se uma presença constante na playlist da MTV Portugal.
Acompanhado pela talentosa banda Groove Missions, Freddy Locks rapidamente se destacou como um dos artistas mais promissores, sendo selecionado entre 13 artistas para tocar no 13º aniversário da Antena 3 (2007). A sua digressão subsequente, que durou até o final de 2008, incluiu performances memoráveis no Festival Med e no Festival Mestiço na Casa da Música, compartilhando o palco com nomes consagrados da música global como Amadou & Mariam, Danny Silva, Timbila Muzimba, Azagaia, Maytals, Lee Scratch Perry, Gladiators, Fat Freddys Drop, Alborosie entre outros.
A nova versão de "Bring up The Feeling" (Infinite Roots) devolve-nos a alegria de escutar um grande clássico nacional, surpreendendo com a frescura dos novos arranjos instrumentais e os suportes vocais de Loki (NL) e Anastácia Carvalho (PT/STP). “Bring up The Feeling” (Infinite Roots) reafirma o amor e o respeito de Frederico Oliveira (Freddy Locks) pela música tradicional e contemporânea de raiz africana e o compromisso com a autenticidade das palavras que ela transporta, ao ritmo das composições originais de Freddy Locks.
A produção da música ficou a cargo do baterista de Fred, Mighty Drop, e foi finalizada pelo produtor Jori Collignon (COLLIGNON/ Skip & Die). A mistura e masterização foram realizadas por Beat Laden, uma equipa notável que se une à consistência artística de Freddy Locks.
Freddy Locks é um artista no cenário da música reggae, conhecido pela sua paixão pela música africana e pelas suas poderosas mensagens. Com uma carreira que se estende por duas décadas, Freddy Locks continua a cativar audiências em todo o mundo com sua autenticidade e talento inegável.
Infinite Roots, a editar dia 7 de junho, promete marcar um verão sem tempo e de muitas liberdades.
Para celebrar os 20 anos de carreira, Freddy regressa à estrada para espalhar suas vibrações positivas por toda a Europa: 12 de julho em La Cham (GER), 15 de julho no Tollwood Festival (GER) e 31 de agosto em Vendas Novas (PT).
Biografia Frederico Oliveira
Nascido em 1977, Frederico Oliveira pertence a uma geração de músicos que surgiram de Alvalade, um bairro da cidade de Lisboa que fez história na cena musical do punk-rock em Portugal. Na juventude esteve ligado aos movimentos anarquistas e de ocupação em Espanha e em Portugal. No verão de 95 teve algumas experiências que mudaram sua vida. Pelas suas palavras: "...Naquele verão, encontrei minha luz íntima, o segredo da realidade positiva, aquilo que as pessoas chamam de 'Deus' e vive dentro de cada ser vivo. Isso aconteceu depois de sentir as muitas revelações sobre os lugares que visitei, as pessoas que conheci e... a música reggae".
Iniciando-se no Metropolitano de Lisboa, a carreira de Freddy Locks descolou tocando concertos para a abertura dos espetáculos das lendas do reggae Sly & Robbie. Tocou nos festivais de “global music” mais importantes da atualidade, no festival neerlandês Le Guess Who?U?, na Casa da Música no Porto, no Festival MED no Algarve e no festival de verão Sudoeste, onde tocou ao lado de Cornell Campbell, Max Romeo e Lee Scratch Perry, e apoiando bandas históricas de roots reggae da Jamaica como The Gladiators, The Congos e The Abyssinians.
Freddy lançou 5 álbuns. O álbum Bring up the feeling, editado pelo primeiro selo indie/reggae português, Gumalaka, foi nomeado o álbum de reggae do ano pela imprensa especializada. O seu single "Bring up the feeling" alcançou a posição #1 na lista da rádio nacional. O single "Earth" teve um impressionante feedback internacional e alcançou mais de 200 programas de rádio e DJs em todo o mundo e "Overstand" fez de Freddy Locks capa da grande revista internacional de reggae "IRIE".