"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

O testemunho de um amor sem amarras

Singular publica A Canção do Rio, o romance histórico de Eleanor Sherear, eleito Livro do Ano pelo editor da Amazon.

Dos campos de Barbados ao movimentado mercado de Bridgetown, da Guiana Britânica às florestas de Trindade, nestas páginas desenrola-se uma viagem de esperança, um hino à força do sangue e ao amor infinito de uma mãe. Nomeado pela revista Time como um dos 100 livros a não perder em 2023, A Canção do Rio é a feliz estreia literária da jovem britânica Eleanor Shearer, já com direitos de tradução para 17 países. Uma demanda épica, baseada em factos verídicos e evocando o ADN da família da própria autora, o que torna este livro tão pessoal como histórico. Nas Caraíbas da primeira metade do século XIX – aquela região onde os ecos da História estão em todo o lado –, somos testemunhas de um amor sem amarras, capaz de voltar a colar o mais ínfimo dos cacos de um coração partido.

O livro já se encontra em pré-venda e estará disponível nas livrarias a 16 de maio de 2024.

SOBRE O LIVRO

A Canção do Rio
«É isto a liberdade?», pergunta-se Rachel enquanto corre por uma floresta mergulhada na escuridão. Aterrorizada e exausta, foge da plantação onde passou toda a vida, do trabalho exaustivo e de um patrão brutal. O mesmo que, naquela manhã de 1834, anunciou o fim da escravatura para depois acrescentar que todos teriam de servir como aprendizes durante seis anos ao abrigo da Lei da Emancipação. Um escárnio cruel. Foi então que algo em Rachel estalou. Porque dentro dela há cinco rostos que o tempo não pôde apagar: os das crianças que lhe foram arrancadas, empurradas para um destino que ignora. Estarão vivas? Serão escravas como ela? Se os encontrasse, reconhecê-la-iam? Encontrar os filhos torna-se a verdadeira liberdade. A viagem é difícil, o caminho longo e perigoso, as informações não são de fiar, tal como as pessoas que lhe oferecem ajuda. No entanto, ela continuará até que as histórias dos filhos – como as águas de um rio – se fundam com a sua, para criar uma história maior, a de uma família. Só então, e pela primeira vez, será livre.

Título: A Canção do Rio
Autora: Eleanor Shearer
Tradução: Maria de Fátima Carmo
Páginas: 312
PVP: 18,85€ 

Ver primeiras páginas   

CRÍTICAS

«A prosa de Shearer é límpida e refinada; é o farol que lança uma luz íntima e profunda sobre um período histórico complexo e fascinante.»
The Guardian

«Uma verdadeira obra-prima.»
Publishers Weekly

«Sofrimento e esperança, alegria e desilusão marcam a fuga à escravatura de uma mãe que ultrapassa todos os obstáculos por amor aos filhos. Uma bela homenagem a todas as mulheres cujas vidas inspiraram este romance.»
The Times

«Uma ode ao poder do amor maternal e à resiliência das mulheres.»
The Observer

«Altamente recomendado, sobretudo para quem gosta de romances históricos que giram em torno de uma protagonista forte e inesquecível.»
Library Journal

«Uma história que fala diretamente ao coração.»
Booklist

SOBRE A AUTORA

Eleanor Shearer
É uma escritora inglesa cujos avós emigraram das Caraíbas. Estudou em Oxford, onde se licenciou em Ciências Políticas com uma tese sobre as consequências da escravatura em Barbados. Atualmente, vive entre Londres e Ramsgate. A Canção do Rio é o seu primeiro livro. 

Agenda
Ver mais eventos
Visitas
100,496,161