"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Festa da Flor da Madeira tem como ponto alto o cortejo de domingo

A Festa da Flor da Madeira arrancou hoje, com um programa que se estende até 26 de maio, num investimento de 950 mil euros, tendo como ponto alto o cortejo alegórico de domingo, ao qual assistem habitualmente milhares de pessoas.

Foto © Homem de Gouveia / LUSA

O presidente demissionário do Governo Regional da Madeira (PSD/CDS-PP), o social-democrata Miguel Albuquerque, visitou ao final da tarde hoje o Mercadinho das Flores e Produtos Regionais, na Placa Central da Avenida Arriaga, no centro do Funchal, e a Exposição da Flor, no Largo da Restauração, marcando o início oficial do certame.

O ‘mercadinho’ é composto por 25 ‘stands’, que funcionarão entre as 10:00 e as 00:00 de domingo a quinta-feira, sendo que às sextas e sábados encerram à 01:00.

Aos jornalistas, Miguel Albuquerque realçou também que a Exposição da Flor “é um dos cartazes mais nobres, mais atrativos e aquele que envolve em flor em todos os seus contextos”, referindo que este ano o pavilhão é composto por 51 expositores e “quase mil plantas”.

O governante indicou, por outro lado, que a ocupação hoteleira para os fins de semana de maio mantém-se nos 95%, conforme o Governo Regional já tinha anunciado recentemente.

“Essa ocupação significa que a Madeira continua atrativa, nós continuamos a trabalhar bem nas operações turísticas e estamos a melhorar substancialmente o destino”,  afirmou o presidente do Governo Regional.

A edição deste ano da Festa da Flor decorre entre hoje e 26 de maio, sob o tema “Madeira – uma flor no Atlântico”, com um conjunto de atividades e iniciativas em toda a região autónoma, mas sobretudo no Funchal.

O ponto alto das festividades ocorre no dia 05 de maio com o Cortejo Alegórico da Flor, que percorre as avenidas marginais da capital madeirense, no qual participam 1.800 figurantes, distribuídos por 14 grupos.

Nesse dia, para além dos milhares de visitantes já em terra, vão estar dois navios de cruzeiro no porto do Funchal, transportando um total de 4.400 passageiros e 1.600 tripulantes.

Outro momento em destaque é a construção do Muro da Esperança, no sábado, na Praça do Município, onde cerca de 700 crianças vão colocar uma flor em sinal de paz para o mundo.

No total, 3.600 pessoas estão envolvidas na edição deste ano da Festa da Flor, marcada por diversas iniciativas, como concertos, construção de tapetes florais, exposições, uma parada de automóveis clássicos e também um torneio de golfe com 100 participantes de vários países.


Fonte: LUSA | 02 de maio de 2024

Agenda
Ver mais eventos
Visitas
101,548,109