Publicações
Emilio Gentile edita em Portugal a mais completa, rigorosa e original História do Fascismo publicada até hoje
Numa altura em que o extremismo ganha fôlego na política europeia, o historiador italiano Emilio Gentile publica em Portugal a sua História do Fascismo, um grande acontecimento editorial e político que nos mostra como nasceu, foi e é essa ideologia política ultranacionalista e autoritária.
Em 1944, um antifascista anónimo publicou um panfleto cujo primeiro capítulo se intitulava «O fascismo nunca existiu». Cinquenta anos mais tarde, um ilustre intelectual antifascista declarou: «O fascismo é eterno». A história do fascismo foi muitas vezes contada para apoiar ou refutar uma teoria.
Na História do Fascismo que agora apresenta, o historiador italiano Emilio Gentile, considerado a maior autoridade mundial sobre o fascismo, não pressupõe nem propõe uma teoria. Conta os factos, tal como foi possível conhecê-los através de documentos. Sendo uma história e não uma crónica, o autor deu ênfase às pessoas, aos momentos, às condições, aos acontecimentos que mais contribuíram para transformar o pequeno movimento de 1919 num regime totalitário em 1926, com tudo o que se seguiu nos dezanove anos seguintes.
Um ano depois da sua publicação em Itália, a obra chega a Portugal, em dois volumes editados pela Guerra e Paz com o apoio da Fundação Manuel António da Mota, da Mota Gestão e Participações e da mediadora de seguros Novus Tempus. Neste primeiro volume, o autor fala-nos dos fasces de combate, da milícia, do primeiro ano da era fascista, do seu regime totalitário e das suas parábolas – da práxis e cultura totalitária, ao culto do Duce e às vanguardas imperiais. O segundo volume, vestido a negro, será editado em junho.
Traduzida por Carlos D'Paiva e Pia Mastrangelo, a edição portuguesa da História do Fascismo tem o selo «Os Livros Não se Rendem», coleção tem como um dos pontos de honra a oferta de 300 exemplares de cada um dos títulos publicados à rede pública de bibliotecas. O segundo volume, vestido a negro, será editado em junho.
Outros títulos da coleção: O Crisântemo e a Espada: Padrões da Cultura Japonesa, de Ruth Benedict, Os Últimos Dias de Hitler, de Hugh Trevor-Roper, Arrogância Fatal – Os Erros do Socialismo, de Friedrich A. Hayek, Esperança e Medo – Dois Conceitos de Liberdade, e A Busca do Ideal: História das Ideias, de Isaiah Berlin, A Destruição do Espírito Americano, de Allan Bloom, A Pluralidade dos Mundos, de Thomas S. Kuhn, Tempestades de Aço, de Ernst Jünger, A Religião Woke, de Jean-François Braunstein, Aquele por Quem o Escândalo Chega, de Réne Girard, Colonialismo, Um Juízo Moral, de Nigel Biggar, As Origens do Conflito Israelo-Árabe, de Georges Bensoussan, Inglaterra: Uma Elegia, de Roger Scruton, e Sobre os Reféns, de Ernst Jünger.
Os Livros Não se Rendem
História do Fascismo (Vol.I)
Emilio Gentile
680 páginas · 15x23· 23 €
Nas livrarias a 7 de maio de 2024
Guerra e Paz, Editores