"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Festival Literário da Gardunha realiza-se no Fundão até domingo

O Festival Literário da Gardunha, no Fundão, realiza-se de quarta-feira a domingo e tem como tema “O lugar da casa”, nome de um poema de Eugénio de Andrade, nascido no concelho.

© Jovan_epn/Getty Images

O evento tem atividades previstas em vários locais e freguesias do Fundão e o programa integra diferentes iniciativas.

“Dezenas de escritores e ensaístas irão reunir-se no Fundão, numa iniciativa que irá contar ainda com concertos, teatro, exposições, oficinas, sessões de contos, performances e ‘workshops’”, informou o município.

Na quarta-feira, é apresentado o livro “Louvado seja o pesadelo”, de Paulo Faria, seguido de um concerto, enquanto à noite, às 21:30, decorre na sala de espetáculos Octógono o espetáculo “Cantigas de maio”.

A Feira do Livro, na Biblioteca Municipal Eugénio de Andrade, abre na quinta-feira às 09:30, no local onde ficam patentes as exposições “Crónica de uma revolução”, de José Vilhena, e “Personagens literárias”, de MariUp.

Durante o dia está prevista a oficina artística “Parece, mas não é”, com o ilustrador Carlo Giovani, o espetáculo musico-teatral “Histórias de cantar”, pela Escola de Música HarmoniArte, uma sessão de contos, a apresentação dos livros “O velho da montanha”, com Rute Cancela e Carlo Giovani, e “A desobediente: uma biografia de Maria Teresa Horta”, com a presença da autora, Patrícia Reis.

Na sexta-feira, alunos e comunidade educativa promovem uma arruada poética, às 14:30, e, para as 17:00, está marcada a performance poética “arte sentada onde todos têm lugar”, na Praça do Município e na Rua da Cale.

No sábado, há oficinas de arte, conversas com a moderação de autores, espetáculos músico-teatrais, concertos, encontros poéticos e apresentação de livros.

Às 10:30, realiza-se uma oficina para crianças, onde se vai ensinar a criar um livro, às 16:30 é apresentado o livro “Na terra dos outros”, de Manuel Abrantes, e às 21:00, no Octógono, tem início o espetáculo “Lisbon Poetry Orchestra”.

O último dia começa com a caminhada literária, às 08:30, “Pelos trilhos de Eugénio de Andrade”, que percorre a rota com o nome do poeta.

À tarde, são apresentadas as obras “O dever de deslumbrar: biografia de Natália Correia”, com Filipa Martins, “Amália – ditadura e revolução, a história secreta”, de Miguel Carvalho, e são atribuídos os prémios do Concurso de Poesia Albano Martins 2024.

Às 18:00, realiza-se o espetáculo “A liberdade tem asas”, de Benita Prieto, Fernando Guerreiro e Pilar Puyana, na Biblioteca Eugénio de Andrade.

De quinta-feira a sábado decorre o programa paralelo a Festa da Palavra Nas Aldeias, em oito freguesias do concelho do Fundão, no distrito de Castelo Branco: Alcaide, Pêro Viseu, Lavacolhos, Alpedrinha, Fundão, Souto da Casa, Silvares e Barroca.

O programa completo pode ser consultado nas plataformas digitais do município do Fundão. 




Fonte: LUSA | 29 de abril de 2024

Agenda
Festivais

MILímetro

Beato Innovation District 3 Jul 2024  |  14h00

Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,701,289