Notícias
Romance "A Quinta do Cedro" vence 3.ª edição do Prémio Literário Luís Miguel Rocha
Entre 61 candidatos, António Manuel de Melo Breda Carvalho é o vencedor, com uma obra que evoca o Portugal do Estado Novo até ao 25 de abril de 1974.
A Porto Editora continua a apoiar a produção literária nacional e a incentivar o gosto pela leitura e pela escrita, associando-se à Câmara Municipal de Viana do Castelo na 3.ª edição do Prémio Literário Luís Miguel Rocha.
O vencedor receberá da Câmara Municipal de Viana do Castelo o prémio no valor de 6000 euros, assim como a edição da obra pela Porto Editora.
Sob o pseudónimo Martim Cruz, António Manuel de Melo Breda Carvalho foi o vencedor desta edição, com o romance A Quinta do Cedro. Segundo o júri, a obra destacou-se dos restantes 60 trabalhos concorrentes “pela originalidade e consistência da trama narrativa, evocando um certo Portugal do Estado Novo até ao momento da Revolução de 1974, com apreciável poder de reconstituição de ambientes; também pelo assinalável domínio da língua portuguesa e pelas suas capacidades de expressão”.
“No ano em que se comemoram os 50 anos do 25 de abril, esta memória do passado e os ventos de mudança que atravessam o romance, mais do que uma simples coincidência, não deixam de ser um contributo celebrativo”, considerou o júri composto por Cândido de Oliveira Martins (Universidade Católica), Isabel Mateus (Universidade do Minho) e Cláudia Gomes (Direção Editorial da Porto Editora).
O Prémio Literário Luís Miguel Rocha destina-se a galardoar uma obra inédita de ficção literária, na área do romance, que não tenha sido premiada em outro concurso.