"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Romance "A Quinta do Cedro" vence 3.ª edição do Prémio Literário Luís Miguel Rocha

Entre 61 candidatos, António Manuel de Melo Breda Carvalho é o vencedor, com uma obra que evoca o Portugal do Estado Novo até ao 25 de abril de 1974. 

A Porto Editora continua a apoiar a produção literária nacional e a incentivar o gosto pela leitura e pela escrita, associando-se à Câmara Municipal de Viana do Castelo na 3.ª edição do Prémio Literário Luís Miguel Rocha.

O vencedor receberá da Câmara Municipal de Viana do Castelo o prémio no valor de 6000 euros, assim como a edição da obra pela Porto Editora.

Sob o pseudónimo Martim Cruz, António Manuel de Melo Breda Carvalho foi o vencedor desta edição, com o romance A Quinta do Cedro. Segundo o júri, a obra destacou-se dos restantes 60 trabalhos concorrentes “pela originalidade e consistência da trama narrativa, evocando um certo Portugal do Estado Novo até ao momento da Revolução de 1974, com apreciável poder de reconstituição de ambientes; também pelo assinalável domínio da língua portuguesa e pelas suas capacidades de expressão”.

“No ano em que se comemoram os 50 anos do 25 de abril, esta memória do passado e os ventos de mudança que atravessam o romance, mais do que uma simples coincidência, não deixam de ser um contributo celebrativo”, considerou o júri composto por Cândido de Oliveira Martins (Universidade Católica), Isabel Mateus (Universidade do Minho) e Cláudia Gomes (Direção Editorial da Porto Editora).

O Prémio Literário Luís Miguel Rocha destina-se a galardoar uma obra inédita de ficção literária, na área do romance, que não tenha sido premiada em outro concurso.

Agenda
Ver mais eventos
Visitas
100,374,371