"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

A minha madrasta desafia a escrever uma nova narrativa sobre as madrastas

Nos contos infantis as madrastas são sempre más. E na vida real, será que são assim? O livro A minha madrasta já está disponível, e contém uma importante missão: quebrar preconceitos e ajudar a responder às inquietações das crianças, das suas famílias e de todas as pessoas que contactam com esta realidade.

A madrasta não é uma amiga da família, nem uma tia. A madrasta ocupa um lugar especial e único na família. A sua relação com os/as enteados/as, por vezes, pode ser desafiante, sobretudo pela imagem construída à volta desta figura. É o que acontece com Teresa, a protagonista de A minha madrasta, uma menina que está confusa e apreensiva porque nos contos infantis as madrastas são sempre más. Quer isso dizer que a sua também é assim?

Com ajuda da mãe e da Joana, a sua madrasta, Teresa constata que a sua realidade em nada se assemelha aos contos infantis e decide contar a sua própria versão sobre as madrastas. Esta é sobretudo uma história sobre amor e sobre a importante lição de que há sempre lugar para mais alguém no nosso coração. Mais amor só pode ser uma coisa boa, não é?  

 

A minha madrasta é o primeiro álbum ilustrado infantil de Mariana Dimas Inês Neves Rosa, responsável pelo movimento e página de Instagram Somos Madrastas Portugal, que junta milhares de seguidores nas redes sociais na luta por ressignificar a palavra madrasta, para que deixe de ser associada a algo negativo.

Através deste trabalho de equipa nasceu este pertinente livro para crianças que, pela sua linguagem escrita e gráfica simples e familiar, se apresenta como uma ajuda para abordar este tema e aprofundar laços entre madrastas, padrastos e enteados/as.

SOBRE O LIVRO

A minha madrasta
A MINHA MADRASTA, de Inês Neves Rosa e Mariana Dimas, tem como protagonista a pequena Teresa, uma menina que está confusa e apreensiva por reconhecer que nos contos infantis as madrastas são sempre más. Com ajuda da mãe e da Joana, Teresa liberta-se desta preocupação e decide contar a sua própria versão da história sobre as madrastas. No nosso coração há sempre lugar para mais alguém. E no teu também lá cabe a tua madrasta, mais uma pessoa na tua família que te dará colo, carinho e amor. Mais amor só pode ser uma coisa boa, não é?

Título: A minha madrasta
Autoras: Inês Neves Rosa e Mariana Dimas
Páginas: 32
PVP: 13,30 € 

Ver primeiras páginas 

SOBRE AS AUTORAS

Inês Neves Rosa
Filha, enteada, madrasta de uma menina de 9 anos e mãe de uma menina de 4 e de um menino de 1. É Mestre em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, jurista, advogada e apaixonada por Direito da Família e por Psicologia. Quando se tornou madrasta, sentiu-se muito desamparada. Para que mais nenhuma mulher se sentisse assim, criou a página de Instagram @somos.madrastas.pt, onde usa a sua voz para combater o estigma que envolve esta figura. 

Mariana Dimas
Amante da Biologia e da Química, Mariana é Mestre em Ciências Farmacêuticas pela Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa e trabalhou cinco anos na área, quatro dos quais num hospital em Maputo (2012-2016). Porém, as Artes Plásticas e a Fotografia sempre foram um grande apelo, e foi em Moçambique, através do contacto com a arte africana e os artistas locais, que esta paixão se concretizou, começando a pintar com acrílico intuitivamente. Ao regressar a Portugal em 2016, decidiu finalmente abraçar a carreira artística como modo de vida. Frequentou aulas de fotografia, cursos de desenho, concluiu a pós-graduação do Mestrado em Ilustração e Animação do IPCA e integrou uma equipa de criativos na agência HUND, em Braga, trabalhando como fotógrafa e ilustradora. Colaborou com a marca portuguesa de acessórios CLUOH para a qual desenvolveu ilustrações para estampagem têxtil nas coleções de outono/inverno de 2019 e primavera/verão de 2020; foi finalista na Bienal de Ilustração de Guimarães 2021, participando na exposição e catálogo da mesma edição com 3 ilustrações do livro Mapa do Livros – Guia Literário de Penafiel criado pelo Bairro dos Livros para a Câmara Municipal de Penafiel (2020); é autora da imagem do Festival Política 2023, trabalho selecionado para os Prémios Lusófonos da Criatividade 2022/2023 na categoria Design e Ilustração; fez a fotografia em 35mm da campanha de divulgação da colaboração do designer gráfico Bráulio Amado com a marca nova-iorquina Le Père, bem como a Direção de Arte dos filmes promocionais desta campanha (2023). Freelancer desde 2021, vive em Lisboa e dedica-se inteiramente à produção artística – fotografia, ilustração, pintura e direção de arte – através de encomendas, parcerias e criações autorais. 

Agenda
Festivais

MILímetro

Beato Innovation District 3 Jul 2024  |  14h00

Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,701,301