Publicações
Para onde vamos só depende de nós
Ideias de Ler publica Eu, Humano, do psicólogo e especialista em inovação Tomas Chamorro-Premuzic. Uma reflexão sobre a Inteligência Artificial e a automação na busca de recuperar o que nos torna únicos.
«A Inteligência Artificial é omnipresente e, embora ainda esteja a evoluir e haja muito de incerto, não há dúvida: ela também está a redefinir as nossas vidas, as nossas interações com o mundo, e a nós mesmos.» Assim alerta Tomas Chamorro-Premuzic, cuja atividade empresarial se centra na criação de ferramentas baseadas na ciência que melhoram a capacidade das organizações para prever o desempenho e a capacidade das pessoas para se compreenderem.
No livro Eu, Humano, o autor examina o impacto da Inteligência Artificial sobre o comportamento, um tópico que tem sido «estranhamente neglicenciado», frisa, não obstante o muito que se tem discutido em torno das utopias e dos perigos da IA: como está a mudar as nossas vidas, os nossos valores e as nossas maneiras fundamentais de ser? É tempo de olhar para a IA a partir de uma perspetiva humana: de que modo é que ela está a afetar as principais formas em que exprimimos a nossa humanidade, seja no trabalho, nos relacionamentos, no bem-estar ou no consumo? Estará a IA não apenas a expor, mas também a fazer crescer, alguns dos piores aspetos do nosso carácter? Sim, porque para onde vamos a partir daqui só depende de nós...
O livro já se encontra em pré-venda e estará disponível nas livrarias a 18 de abril de 2024.
SOBRE O LIVRO
Eu, Humano
Não é segredo que a Inteligência Artificial está a mudar a maneira como vivemos, trabalhamos, amamos e nos divertimos. Em Eu, Humano, o psicólogo Tomas Chamorro-Premuzic reflete sobre o potencial da IA para mudar as nossas vidas para melhor, mas também para acentuar as piores características do ser humano, tornando-o mais distraído, egoísta, tendencioso, narcisista, autoritário, previsível e impaciente. Mas não tem de ser assim… Repleto de revelações fascinantes sobre o comportamento humano e a sua complicada relação com a tecnologia, este livro ajudar-nos-á a prosperar e a destacarmo-nos numa altura em que tantas das nossas decisões estão a ser tomadas em nosso nome. Para tal, teremos de redobrar a curiosidade, adaptabilidade e inteligência emocional, e confiar na empatia, na humildade e no autocontrolo, virtudes em vias de extinção. E isto é apenas o começo. À medida que a IA se torna mais inteligente e mais humana, as nossas sociedades, as nossas economias e a nossa humanidade sofrerão as mudanças mais dramáticas desde a Revolução Industrial. Algumas irão melhorar a nossa espécie. Outras poderão desumanizar-nos e tornar-nos mais semelhantes a máquinas na interação com os outros. Cabe-nos a nós adaptarmo-nos e decidirmos como queremos viver e trabalhar. A escolha é nossa.
Ver primeiras páginas
Título: Eu, Humano
Autor: Tomas Chamorro-Premuzic
Tradução: Jorge Pereirinha Pires
Páginas 192
PVP: 17,75€
CRÍTICAS
«[…] este não é um livro sobre IA como os outros. Não tenta prever o futuro, nem ludibriar os leitores com coisas tecnológicas. Ao invés, avalia até onde essa tecnologia nos trouxe e o que podemos fazer com ela para preservar aquilo que é mais importante para nós, enquanto seres humanos.»
Financial Times
«Uma reflexão perspicaz sobre os perigos da IA.»
Publishers Weekly
«Fascinante, original e intrigante.»
E&T Magazine
«A fluência e o humor subtil de Tomas desmentem a seriedade com que ele aborda esta questão vital do nosso tempo. Acautelem-se antes que os robôs assumam o controlo dos nossos pensamentos.»
City A.M.
SOBRE O AUTOR
Tomas Chamorro-Premuzic
É diretor de Inovação do ManpowerGroup, Professor de Psicologia Empresarial na University College, em Londres, e na Columbia University, cofundador da deepsignals.com e professor associado no Entrepreneurial Finance Lab de Harvard. É autor de doze livros.