Publicações
Livro reúne 150 letras que marcam a história da música portuguesa
De todos os tempos, de todos os estilos, dos mais variados autores. João Carlos Callixto partiu em busca de 150 letras de canções que marcam o cancioneiro popular português, de Camões a Guerra Junqueiro, de Tozé Brito a Pedro Abrunhosa, de José Afonso a Manel Cruz, e reuniu-as, no livro As Palavras das Canções.
Em As Palavras das Canções, livro do investigador musical e autor de programas de rádio, João Carlos Callixto, há espaço para letras que todos sabemos cantar e para outras menos conhecidas, tanto de nomes celebrados como de autores menos recordados ou ainda por descobrir. A edição, que teve o apoio da SPA, tanto na gestão dos direitos autorais, como na produção da obra, reúne 150 textos de canções portuguesas, com organização alfabética por autor e mostrando a diversidade de abordagens da nossa música de âmbito popular.
Entre a lista dos mais jovens, como Samuel Úria, Dino d’Santiago, Carlão, Capicua ou Carolina Deslandes, e a dos mais antigos, como David Mourão Ferreira, Amália Rodrigues, Vitorino, José Carlos Ary dos Santos ou António Variações, haverá decerto surpresas, e é também por aí que se constrói esta obra.
De forma a complementar a leitura, foi sempre incluída a informação da primeira gravação em disco de cada texto (ou, numa minoria de casos, uma gravação escolhida que não a primeira), com referência aos detalhes completos do fonograma.
Como extra, são ainda incluídos os nomes de outros intérpretes que gravaram diferentes versões dos textos apresentados, com a mesma música ou com outra. Assim, neste cruzamento de referências, torna-se mais claro que as falsas fronteiras que muitas vezes são criadas na Música não passam disso mesmo – e que a verdadeira Arte está acima desses espartilhos, privilegiando os intercâmbios e a riqueza de influências.
Uma edição com o alto apoio da SPA, As Palavras das Canções chega à rede livreira nacional com a chancela da Guerra e Paz. O livro conta com o prefácio «À descoberta de um vasto (e já não amargo) cancioneiro», de Nuno Pacheco, com uma nota de apoio do organizador, intitulada «Ler as canções», e ainda uma mensagem do presidente da SPA, José Jorge Letria – também ele autor mencionado entre as 150 escolhas–, intitulada «Memória intensa das nossas vidas».
As Palavras das Canções
Org. João Carlos Callixto
Não-Ficção / Poesia
358 páginas · 15x23 · 18,00 €
Nas livrarias a 16 de abril de 2024