"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

Livro reúne 150 letras que marcam a história da música portuguesa

De todos os tempos, de todos os estilos, dos mais variados autores. João Carlos Callixto partiu em busca de 150 letras de canções que marcam o cancioneiro popular português, de Camões a Guerra Junqueiro, de Tozé Brito a Pedro Abrunhosa, de José Afonso a Manel Cruz, e reuniu-as, no livro As Palavras das Canções.

Organizada alfabeticamente, esta antologia para memória futura, incluí, além dos poemas integrais, os interpretes das canções, as capas dos discos onde estas foram editadas originalmente, um texto do organizador, outro do Presidente da Sociedade Portuguesa de Autores (SPA), José Jorge Letria, e ainda um prefácio do jornalista Nuno Pacheco. Uma edição com o alto apoio da SPA, chega à rede livreira nacional com a chancela da Guerra e Paz.

Em As Palavras das Canções, livro do investigador musical e autor de programas de rádio, João Carlos Callixto, há espaço para letras que todos sabemos cantar e para outras menos conhecidas, tanto de nomes celebrados como de autores menos recordados ou ainda por descobrir. A edição, que teve o apoio da SPA, tanto na gestão dos direitos autorais, como na produção da obra, reúne 150 textos de canções portuguesas, com organização alfabética por autor e mostrando a diversidade de abordagens da nossa música de âmbito popular.

Entre a lista dos mais jovens, como Samuel Úria, Dino d’Santiago, Carlão, Capicua ou Carolina Deslandes, e a dos mais antigos, como David Mourão Ferreira, Amália Rodrigues, Vitorino, José Carlos Ary dos Santos ou António Variações, haverá decerto surpresas, e é também por aí que se constrói esta obra.

De forma a complementar a leitura, foi sempre incluída a informação da primeira gravação em disco de cada texto (ou, numa minoria de casos, uma gravação escolhida que não a primeira), com referência aos detalhes completos do fonograma.

Como extra, são ainda incluídos os nomes de outros intérpretes que gravaram diferentes versões dos textos apresentados, com a mesma música ou com outra. Assim, neste cruzamento de referências, torna-se mais claro que as falsas fronteiras que muitas vezes são criadas na Música não passam disso mesmo – e que a verdadeira Arte está acima desses espartilhos, privilegiando os intercâmbios e a riqueza de influências.

Uma edição com o alto apoio da SPA, As Palavras das Canções chega à rede livreira nacional com a chancela da Guerra e Paz. O livro conta com o prefácio «À descoberta de um vasto (e já não amargo) cancioneiro», de Nuno Pacheco, com uma nota de apoio do organizador, intitulada «Ler as canções», e ainda uma mensagem do presidente da SPA, José Jorge Letria – também ele autor mencionado entre as 150 escolhas–, intitulada «Memória intensa das nossas vidas». 

As Palavras das Canções
Org. João Carlos Callixto
Não-Ficção / Poesia
358 páginas · 15x23 · 18,00 €
Nas livrarias a 16 de abril de 2024
Agenda
Ver mais eventos
Visitas
100,360,457