Publicações
Livro homenageia vida e obra do homem que trouxe para Portugal os ideais do Iluminismo
Figura marcante da História de Portugal, o Abade Correia da Serra (1751-1823) trouxe para Portugal os novos ideais do Iluminismo, da Maçonaria e das revoluções francesa e americana.
Quem foi José Francisco Correia da Serra? Ordenado presbítero, foi investigador, diplomata, filósofo e polímata. Fundou, com o Duque de Lafões, a Academia das Ciências de Lisboa e publicou valiosos trabalhos em todo o mundo. Como reconhecimento do seu valor, foi convidado de honra das principais Academias de Ciências do Mundo.
Perseguido politicamente, viveu grande parte da sua vida fora do país, mas trouxe para Portugal os novos ideais do Iluminismo, da Maçonaria e das revoluções francesa e americana. Não é, pois, estranho que seja, ainda hoje, considerado o seu secretário-geral perpétuo. Nos Estados Unidos da América travou amizade com o presidente Thomas Jefferson, que o convidou a ser redactor da Constituição norte-americana, e que sobre ele terá dito: «É o homem mais erudito que alguma vez conheci».
Em homenagem à memória do abade, foram, nos 200 anos do seu falecimento, organizadas várias conferências, cujas comunicações agora se reúnem no livro Abade Correia da Serra – Cidadão do Outro organizado pelo economista e professor catedrático, António Rebelo de Sousa, e pelo professor do Instituto Superior de Línguas e Administração de Santarém e antigo consultor do Banco de Portugal, Jorge Rio Cardoso.
Uma iniciativa do Instituto Benjamin Franklin com o patrocínio da Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento, Abade Correia da Serra – Cidadão do Outro estará disponível na rede livreira nacional, com a chancela da Guerra e Paz.
Abade Correia da Serra – Cidadão do Mundo
Org. Prof. António Rebelo de Sousa e Prof. Jorge Rio Cardoso
Não-Ficção / História
112 páginas · 15x23 · 16,00 €