Publicações
Como lidar com o discurso do ódio que inflama o debate público?
Uma leitura intemporal que confirma a genialidade do pensador estoico.
No seu tratado, o autor demonstra por que é que a raiva é a pior praga que a Humanidade já enfrentou (e ainda enfrenta), comprovando-o através de exemplos de diversos acontecimentos históricos – certamente teria muito para referir quanto aos dias de hoje, se neles tivesse vivido.
Séneca não se cinge a apontar as consequências desta emoção destrutiva, e dá também pistas para fugir dela, mesmo nas situações mais complicadas. E, na perspetiva do pensador, ainda há um bónus: conseguindo controlar a raiva, é possível aprender com ela.
Vivemos tempos em que se multiplicam episódios de ira e de ódio, propagados a nível global pelas redes sociais, que inflamam o debate público e extremam opiniões. Assim, a leitura deste texto, mesmo tendo sido escrito há 2 milénios, não podia ser mais atual, e certamente ajudará cada leitor a perceber a importância de controlar as emoções como um verdadeiro estoico.
Como manter a calma (mesmo quando não é fácil), de Séneca, já está nas livrarias de todo o país.
Como manter a calma (mesmo quando não é fácil)
Este é um guia atemporal para gerir a raiva, a emoção que Séneca considera ser a mais destrutiva: “Nenhuma praga custou mais caro à raça humana”.
Recorrendo ao seu dom para a retórica e a episódios históricos (sobretudo dos reinados dos terríveis imperadores Calígula e Nero, sob os quais viveu), o filósofo estoico demonstra vividamente os perigos da raiva e explica como a capacidade de a controlar traz benefícios ao indivíduo e à sociedade.
Estes pensamentos de Séneca nunca foram tão relevantes como hoje, quando o discurso do ódio contagia cada vez mais o debate público. Seja em busca de crescimento pessoal ou de formas de alcançar sucesso profissional, encontramos na sabedoria de Séneca um antídoto valioso para os males de uma época colérica.
Título: Como manter a calma (mesmo quando não é fácil)
Autor: Séneca
Páginas: 144
PVP: 13,30€
Ver primeiras páginas
SOBRE O AUTOR
Séneca
Foi um filósofo do Império Romano (4 a.C.-65 d.C.), nascido em Córdoba (na atual Espanha) e falecido em Roma. Seguidor, e depois grande influenciador, das correntes filosóficas estoicas, assentes na importância do exemplo comportamental e da sintonia com as regras impostas pela natureza, Séneca entendia, no limite de um resumo, que o único sentido da vida era vivê-la, pois só dessa forma o homem poderia conhecer-se a si próprio e ao mundo. Uma espécie de indiferença ao resto, portanto, que muitos consideravam (e consideram) impraticável, mas que para Séneca, e respetiva corrente de pensamento, era a única vida compreensível.