Notícias
De 5 a 13 de Novembro - 1º FESTIVAL INTERNACIONAL DE CINEMA DO FUNCHAL
Com este evento, que se pretende anual, o projecto é o de colmatar a necessidade do público ver filmes e cinematografias desconhecidas e de promover a Madeira, especialmente o Funchal como destino Turístico. Assim nasceu o Festival Internacional de Cinema do Funchal – F.I.C.F.’05.
A Madeira já tem um festival de cinema!
Com este evento, que se pretende anual, o projecto é o de colmatar a necessidade do público ver filmes e cinematografias desconhecidas e de promover a Madeira, especialmente o Funchal como destino Turístico. Assim nasceu o Festival Internacional de Cinema do Funchal – F.I.C.F.’05. A primeira edição a decorrer de 5 a 13 de Novembro, recebe uma Retrospectiva de Cinema Espanhol, homenageia António da Cunha Teles, realizador e produtor natural da Madeira, além de cativar o público infantil com a oportuna secção Animarte, isto para além da natural Secção Competitiva do Festival sob o tema Cinema do Atlântico.
A organização do F.I.C.F está a cargo da associação PLANO XXI juntamente com a CINEMA NOVO CRL, responsável pelo popular FANTASPORTO – FESTIVAL INTERNACIONAL DE CINEMA DO PORTO.
Este evento terá lugar no Teatro Nacional Baltazar Dias, mesmo no centro do Funchal, bem como, no Jardim adjacente ao Teatro, onde se realizarão sessões de cinema ao ar livre e espectáculos musicais.
O F.I.C.F.’05 tem uma Secção Oficial aberta a longas e curtas-metragens no formato de 35mm, com carácter competitivo, numa selecção feita com base na produção dos países Atlânticos. O Festival está aberto a inscrição de filmes absolutamente inéditos em Portugal, curtas (até 15 minutos de duração) e longas em suporte único de 35mm.
Para além da Secção Oficial Competitiva, o sector especial PANORAMA & PREMIÈRE pretenderá ser o “espelho” da mais recente produção Mundial, num sector de carácter informativo e feito tendo por base antestreias nacionais de filmes já adquiridos para o mercado português.
As sessões ao ar livre, no apelidado “Cinema no Jardim”, têm por base filmes de qualidade e de “culto”, mas que pretendem chegar ao grande público.
O F.I.C.F.’05 promoverá, igualmente, uma amostragem do Novo Cinema Português para o que se contará, para além da exibição de filmes ainda não estreados na Madeira, se possível, com a presença de um stand do ICAM para promoção e divulgação dos filmes em ³vídeo à la carte², espaço esse especialmente vocacionado para os jornalistas e convidados estrangeiros do Festival.
Está garantida para 2005 a realização na Secção Retrospectiva dedicada ao Cinema Espanhol recente para o qual, se admite, será convidado, este outros, um nome importante da cinematografia Mundial que será homenageado oficialmente. Será igualmente feita uma homenagem oficial ao Cinema Espanhol, na presença de altos dignatários da cultura espanhola.
Haverá igualmente uma Homenagem dedicada a uma figura madeireire que se tenha distinguido nos meios do cinema nacional e internacional. 2005 será o ano de António da Cunha Telles, produtor e cineasta, naturalmente, nascido na Madeira.
O F.I.C.F.?05 promoverá um conjunto de iniciativas junto do público infantil e juvenil sob a denominação ANIMARTE, projectando cinema dedicado aos mais jovens, seja ele animação, ou não, alargando ainda mais o âmbito do Festival e criando uma perspectiva de criação de gosto cinéfilo junto destas novas audiências. O convite às escolas bem como a monitores ligados às disciplinas de Português, História e de Educação Visual faz igualmente parte do projecto.
O júri internacional, constituído por três elementos, dois deles estrangeiros, atribuirá os prémios deste festival.
A programação definitiva para o 1º F.I.C.F. será conhecida cerca um mês antes do início do certame.
O Festival contará com um total de 40 sessões, repartidas pelas várias secções, sete na Secção Oficial de Competição, outras tantas na Animarte, mais cinco na Homenagem dedicada a António da Cunha Telles e cinco do cinema espanhol, além das nove projecções ao ar livre, no Jardim. Curtas metragens a concurso serao igualmente exibidas contando-se mesmo com um ou mais filmes produzidos na Madeira.
ACTIVIDADES PARALELAS
Paralelamente, às sessões de cinema, o F.I.C.F. realiza confêrencias e debates, com a participação de Mário Dorminsky – director artístico do festival – e com outros convidados do certame, sobre temas da actualidade cinematográfica, bem como, serão realizadas conferências de imprensa e debates publicos, proferidas pelos convidados que se deslocarem ao festival.
Exposições de fotografia e de artes plásticas, ainda a definir, integrarão o programa de manifestações paralelas ao festival.
A Gala de Abertura e de Encerramento contará com programas musicais realizador ao ar livre e antestreias, sendo que, na festa de Encerramento, serão entregues os Prémios do evento pelo Júri Internacional.
Até as ruas do Funchal vão sentir a presença Sétima Arte, com variada animação de rua, além de estar a ser preparado um programa especial de Festas Nocturnas, muito provavelmente, no CAFÉ DO TEATRO.
A Madeira é já conhecida, mundialmente, como um destino de férias. Agora, através de uma manifestação de forte impacto mediático na área do cinema e do audiovisual, o Mundo do Cinema, como a generalidade dos Media seguramente que se interessarão por um evento que funde a cultura, o social e a vida económica e levará o nome da chamada “Pérola do Atlântico” a todos os cantos do Mundo. Todos estarão mais perto do paraíso que é o Funchal e a Ilha da Madeira.
FESTIVAL INTERNACIONAL DE CINEMA DO FUNCHAL – F.I.C.F.’05
Secretariado Nacional
Rua Aníbal Cunha, 84 - sala 1.6 - 4050 - 048 Porto - Portugal
Tel + 351.222076050 Fax + 351.222076059
Email: festfunchal@gmail.com
Secretariado na Madeira
PLANO XXI
Rua Dr. António José Almeida, nº 25-1º
9000 – 062 Funchal
Tel e fax +351.291282205
Email: festfunchal@gmail.com