"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Faculdade de Arquitetura do Porto evoca o SAAL a propósito do 25 de Abril

Mais do que casas: liberdade, pluralismo, prospetiva é uma iniciativa interna da FAUP, mas aberta ao público em geral. Tem conferências, mesas-redondas, cinema e música...

Fotograma do filme As Operações SAAL (2007), de João Dias_Manuel Dias

“Em arquitetura, não se pode evocar o 25 de Abril sem falar dos tempos do programa SAAL [Serviço de Apoio Ambulatório Local], quando, no Porto, a Escola de Belas Artes se abriu à cidade, ao campo, à sociedade e foi conhecer a realidade local e falar com as pessoas”. Foi com esta convicção que o arquiteto e professor Luís Soares Carneiro coordenou a iniciativa da Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto (FAUP), Mais do que casas: liberdade, pluralismo, prospetiva, que entre esta segunda-feira e o dia 25 de Abril vai assinalar os 50 anos da Revolução dos Cravos.

Além de um programa académico interno – o mestrado integrado –, o calendário de iniciativas a decorrer nas instalações da instituição abre-se à cidade e a todas os interessados, com a realização de conferências e mesas-redondas, mas também exposições, sessões de cinema, concertos e oficinas.

O SAAL, um programa estatal de construção de habitação social nos dois anos subsequentes ao 25 de Abril de 1974, com resultados diversos em diferentes regiões do país, “foi absolutamente essencial para a arquitetura portuguesa posterior, e para a sua projeção internacional”, nota Luís Soares Carneiro, citando, entre outros, os casos paradigmáticos de Álvaro Siza e de Eduardo Souto de Moura.

Na agenda deste capítulo da iniciativa Mais do que casas – um programa de reflexão crítica sobre os desafios contemporâneos da habitação e do espaço público, que a FAUP lançou já em 2023 –, o SAAL vai ser evocado com uma conferência, esta terça-feira, e uma mesa-redonda, na quarta (sempre às 17h30). Na primeira, três docentes da faculdade, Ana Alves Costa, Ana Catarina Dinis e José Alberto Lage, vão falar da história daquele programa e do que ele pode significar na atualidade. No dia a seguir, sob moderação da jornalista Ana Sousa Dias, vários arquitetos que foram protagonistas dessa aventura vão evocar O tempo do SAAL: Alexandre Alves Costa, Domingos Tavares, Sergio Fernandez, Pedro Ramalho, Manuel Correia Fernandes, Carlos Guimarães e Marta Oliveira.

O espírito das Belas Artes

Por trás desta iniciativa, realça o seu coordenador, está a celebração do 25 de Abril. Passados 50 anos sobre a Revolução, “a Universidade tornou-se muito académica, de certa maneira muito liceal, até”, constata Luís Soares Carneiro. Daí este desafio, agora lançado aos alunos da FAUP, para retomarem aquilo que foi o espírito renovador da Escola de Belas Artes do Porto (que então integrava o curso de Arquitectura) nesses tempos de mudança.

“O tema que escolhemos não é a ‘Estrada da Circunvalação’ – que, historicamente, foi uma muralha da cidade do Porto –; é antes o que está de um lado e do outro, é abrir o debate à sociedade e ao país”, nota o docente e coordenador, explicando que, para tal, a FAUP lançou o desafio a que os seus estudantes liderassem o debate, trabalhassem em grupo e fossem além da discussão mais estrita sobre o que é construir uma casa.

O repto parece ter sido aceite, já que a iniciativa mobilizou a inscrição de mais de 400 alunos e 65 professores, que ao longo de duas semanas e meia vão participar nas diferentes iniciativas.

Entre elas, alguns destaques: a conferência de abertura, Três Tempos (esta segunda-feira, às 11h), em que Alexandre Alves Costa irá falar do antes, durante e depois do 25 de Abril. No mesmo dia, às 17h30, é exibido o filme que marcou o início do Cinema Novo português, Verdes Anos (1963), de Paulo Rocha; uma segunda sessão de cinema acontecerá no dia 15, com a exibição do documentário de André Guiomar, A Nossa Terra, o Nosso Altar, sobre o impacto social da demolição do Bairro do Aleixo, no Porto. E ainda conferências de arquitetos como Nuno Brandão Costa (dia 18), ou Gonçalo Byrne (dia 24). Ver programa detalhado aqui.

A entrada é livre em todas as sessões a partir das 17h30.


por Sérgio C. Andrade in Público | 7 de abril de 2024
Notícia no âmbito da parceria Centro Nacional de Cultura | Jornal Público

Agenda
Festivais

MILímetro

Beato Innovation District 3 Jul 2024  |  14h00

Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,702,220