"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Exposição em Paris mostra cumplicidade entre Amadeo e casal Delaunay

Uma exposição que sublinha a relação de cumplicidade entre Amadeo de Souza-Cardoso e o casal de artistas Sonia e Robert Delaunay é inaugurada no Centro Pompidou, em Paris.

© Cristiano Silva / Global Imagens

Com curadoria de Helena de Freitas, do Centro de Arte Moderna Gulbenkian, em Lisboa, e de Angela Lampe e Sophie Goetzmann, do Centro Pompidou, a exposição reúne 30 obras dos três artistas, provenientes das coleções das duas instituições.

A ligação entre o artista pertencente à primeira geração de pintores modernistas portugueses e o casal Sonia e Robert Delaunay, três figuras destacadas da modernidade europeia, é o tema central da exposição que ficará patente até 9 de setembro, em Paris.

"A fecunda relação entre os artistas iniciou-se em 1912, quando Sonia e Robert Delaunay foram surpreendidos na sua casa, em Paris, pelo jovem Amadeo, que lhes bateu à porta, apresentando-se: 'Sou o pintor português Amadeo de Souza-Cardoso'. Este encontro marcou o início de uma longa relação de cumplicidade artística, que se expandiu no tempo e na geografia", recordou a Gulbenkian.

Os laços entre Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918) e os Delaunay reforçaram-se entre 1915 e 1917 quando o casal, refugiado da Grande Guerra, se instalou em Portugal, em Vila do Conde, numa altura em que Amadeo de Souza-Cardoso estava envolvido no chamado Grupo Futurista Português.

"Muitos projetos nasceram desta convergência geográfica em torno de experiências plásticas que, de diferentes modos, aprofundavam o movimento simultaneísta, desenvolvido pelo casal Delaunay com o objetivo de lançar exposições itinerantes na Europa (´expositions mouvantes´). Estas foram as primeiras ações artísticas de resistência à centralidade de Paris, e de ensaio de outros modos de fazer e de circular experiências plásticas em torno da luz e da cor, no contexto das vanguardas de rutura do início do século XX", contextualizou a Gulbenkian.

O Centro Pompidou integra na sua coleção obras de Sonia e Robert Delaunay que resultam de uma doação de Sonia e do seu filho Charles, em 1964, e é também detentor de uma pintura de Amadeo de Souza-Cardoso, intitulada "Cavaleiros", de 1913, que estará exposta nesta mostra.

Além desta obra, o Centro Pompidou dará a ver 11 telas de Sonia e Robert Delaunay da sua coleção, enquanto o Centro de Arte Moderna fez viajar para Paris 17 trabalhos de Amadeo e um de Robert Delaunay.

O catálogo que acompanha a exposição inclui a reprodução da correspondência trocada entre os artistas, pela primeira vez traduzida para português, acrescentando que o tom da correspondência "está relacionado com as contingências da guerra e com alguns desencontros trazidos pelo acaso, mas também com a absoluta resistência de Amadeo na aceitação de um espírito de grupo e de escola".

O catálogo analisa ainda a relação triangular, através de uma conversa entre as curadoras Helena de Freitas e Angela Lampe sobre o sentido estratégico e a oportunidade deste formato de exposição, um ensaio da curadora Ana Vasconcelos, que volta a abordar este tema depois da exposição "O Círculo Delaunay", no Centro de Arte Moderna, em 2015.

Em 2016, a Gulbenkian organizou em Paris uma grande exposição dedicada a Amadeo de Souza-Cardoso - realizada no âmbito das comemorações dos 50 anos da delegação na capital francesa - com 250 obras assinadas por Amadeo de Souza-Cardoso, 15 obras de outros artistas que foram próximos do criador português, como Modigliani, Constantin Brancusi e o casal Robert e Sonia Delaunay.


por Lusa e Diário de Notícias | 3 de abril de 2024
Notícia no âmbito da parceria Centro Nacional de Cultura | Jornal Diário de Notícias
Agenda
Festivais

MILímetro

Beato Innovation District 3 Jul 2024  |  14h00

Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,702,543