Publicações
Uma visão feliz da infância com guarda partilhada
Com um formato original e duas capas, este livro fala da vida diária de uma menina que vive uma semana com a mãe e outra com o pai.
Pela voz da criança, ficamos a conhecer as suas rotinas, felizes e tranquilas. O domingo representa o encontro, a meio do livro, que gira ao contrário, e outra semana feliz recomeça.
Com o texto simples e cativante, em tom de diário, de Lara Xavier, e as ilustrações cheias de vida e cor, de Cátia Vidinhas, esta é uma história tão realista quanto doce e ternurenta.
Semana Sim, Semana Sim (ed. Nuvem de Letras), de Lara Xavier e Cátia Vidinhas. Nas livrarias a 1 de abril de 2024. Excerto para leitura aqui.
SINOPSE
Porque não há semanas não quando tens duas casas.
Esta é a história de uma criança que ainda não fez dez anos. Filha de pais separados, com guarda partilhada semanal, ela troca de casa e de rotinas todas as semanas, e aproveita cada momento com a mãe e o pai com a felicidade de quem sabe que, acima de tudo, ela é o seu amor maior… E quando lhe perguntam como é estar semana sim, semana não com os seus pais ela responde, sem pestanejar, que não tem semanas não. As suas semanas são todas sim. Sim com a mãe. Sim com pai.
A AUTORA
Lara Xavier nasceu em Angola, morou na Holanda e vive atualmente em Portugal. Iniciou-se na escrita em 2007. Atualmente, divide o seu trabalho entre a escrita, a edição e o design gráfico. A sua capacidade para perceber e expressar os sentimentos das crianças faz com que as suas histórias sejam lidas com agrado por miúdos e graúdos.
A ILUSTRADORA
Cátia Vidinhas nasceu em 1989. É licenciada em Design Gráfico, tem uma pós-graduação em Design da Imagem e mestrado em Multimédia. Em 2015, viu o seu trabalho destacado pelo Prémio Nacional de Ilustração com o livro WonderPorto. Em 2017, foi a vez do livro Infâncias, distinguido pelo Golden Pinwheel Young Illustrators Competition e eleito, pela brasileira Fundação Nacional do Livro infantil e juvenil, o melhor livro na categoria Literatura em Língua Portuguesa.