"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

Arrancar a realidade ao seu torpor

Sombra assina a estreia de Maria Andresen no catálogo de poesia da Assírio & Alvim.

Em Sombra, de Maria Andresen, encontramos uma escrita densa e matizada, estabelecendo vasos comunicantes entre o cinema, a literatura, as artes plásticas e a poesia.

O livro já se encontra disponível online e nas livrarias.

Desconfia da beleza
porque ela hiberna sob a tua ânsia
porque ela hiberna sob a lua
porque ela é a esquiva.  

SOBRE O LIVRO
Título: Sombra
Autora: Maria Andresen
N.º de Páginas: 80
PVP: 13,30€
Coleção: Poesia Inédita

Ver primeiras páginas 

SOBRE A AUTORA

© Mariline Alves 

Maria Andresen
Nasceu no Porto e vive atualmente em Lisboa. Doutorou-se em Literatura Comparada pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, onde foi professora de Literatura Contemporânea. Publicou Poesia e Pensamento (ensaio, 2001), Lugares (poesia, 2001), Livro das Passagens (poesia, 2006), Lugares, 3 (poesia, 2010), O Que Move o Silêncio do Cavalo e Anteriores Lugares (poesia, 2020) e agora Sombra (poesia, 2024). Em 2017 o Centro Nacional de Cultura exibiu a sua exposição de pintura «Palimpsestos». Participou ainda em diversas publicações onde tem explorado a intermedialidade entre as várias displinas artísticas, propondo leituras-chave para a compreensão da obra de Wallace Stevens, Francis Ponge, João Cabral de Melo Neto, Sophia de Mello Breyner Andresen, entre outros. A sua poesia tem sido destacada em Portugal e no estrangeiro, integrando várias antologias de poesia. 
Agenda
Ver mais eventos
Visitas
100,358,501