"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Exposição "Mar Aberto" de Nicolas Floc'h aborda desafios ambientais no Tejo

Uma exposição com fotografias de Nicolas Floc'h que reflete sobre a natureza e desafios ambientais no estuário do Tejo, resultado de uma residência artística, é inaugurada a 26 de março no Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia, em Lisboa.  

Foto © Nicolas Floc'h, Açores, Lobeira, 2023

"Mar Aberto", de Nicolas Floc'h, é o resultado de uma jornada fotográfica numa residência de dez dias no estuário do Tejo, realizada a convite do Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia (MAAT), período durante o qual o artista explorou várias paisagens e ecossistemas submarinos, utilizando as potencialidades da fotografia subaquática.

O objetivo do trabalho do artista francês foi “descobrir novos imaginários artísticos e exprimir uma atitude artística que veiculasse questões prementes” relacionadas com a natureza, a biodiversidade, fenómenos ecológicos, defesa do ambiente e da sustentabilidade do planeta.

Ao longo das últimas três décadas, Floc’h, nascido em 1970, em Rennes, tem vindo a construir uma trajetória artística usando a fotografia subaquática para criar obras de dimensão poética "de enorme proficiência técnica e estética, estabelecendo uma perceção sensível sobre a natureza, a biodiversidade e os fenómenos ecológicos".

No estuário do Tejo, entre o Bugio e Castanheira do Alentejo, o artista explorou várias paisagens e ecossistemas submarinos durante o verão de 2022, dando origem a esta exposição, com curadoria de João Pinharanda, que estará patente até 26 de agosto.

O projeto terá um prolongamento no arquipélago dos Açores, na zona das fontes subaquáticas hidrotermais, em colaboração com a Universidade dos Açores e no decurso de uma residência na estrutura artística Arquipélago, na ilha de São Miguel, segundo o MAAT.

Na mesma altura, a 26 de março, também com curadoria de João Pinharanda, o museu irá inaugurar a exposição "Shining Indifference", de Luísa Jacinto, artista que propõe uma experiência visual para desafiar a perceção, e convida o público a “explorar novos limites da visão”.

Nos seus trabalhos, Luísa Jacinto, nascida em 1984, procura inovar o uso de diferentes materiais – como membrana de borracha, linha, tecido, metal, ´spray´, aguarela, pigmentos soltos – e suportes, com o objetivo de criar uma fronteira cada vez mais fluida entre pintura, escultura e instalação.

A exposição ficará patente até 02 de setembro no Cinzeiro 8, um espaço de programação localizado no edifício MAAT Central, que desde 2021 acolhe, na sua programação, projetos especificamente concebidos para o local pelos artistas e curadores convidados.


Fonte: LUSA | 21 de março de 2024

Agenda
Festivais

MILímetro

Beato Innovation District 3 Jul 2024  |  14h00

Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,701,074