"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

Vinte e duas falas para uma revolução

Cinquenta anos volvidos sobre o 25 de Abril, a Assírio & Alvim publica Cravo, de Maria Velho da Costa, agora numa edição com desenhos especialmente concebidos por Ilda David.

Publicado em 1976, Cravo é um conjunto de vinte e dois textos – entre a crónica, a poesia, o manifesto ou o ensaio –, ligados pelo impacto do 25 de Abril de 1974. Nos 50 anos desta data histórica, este livro de Maria Velho da Costa é imprescindível para compreender Portugal, para pensar o país, a Revolução, as mulheres e a condição dos escritores.

O livro já se encontra em pré-venda e estará disponível nas livrarias a 21 de março de 2024.

«Elas fizeram greves de braços caídos. Elas brigaram em casa para ir ao sindicato e à junta. Elas gritaram à vizinha que era fascista. Elas souberam dizer salário igual e creches e cantinas. Elas vieram para a rua de encarnado. Elas foram pedir para ali uma estrada de alcatrão e canos de água. Elas gritaram muito. Elas encheram as ruas de cravos. Elas disseram à mãe e à sogra que isso era dantes. […] Elas acendem o lume. Elas cortam o pão e aquecem o café esfriado. São elas que acordam pela manhã as bestas, os homens e as crianças adormecidas. 

Dezembro 1975»

SOBRE O LIVRO

Título: Cravo
Autora: Maria Velho da Costa
Desenhos: Ilda David'
N.º de Páginas: 192
PVP: 16,65€
Coleção: A Phala

Ver primeiras páginas  

SOBRE A AUTORA

Maria Velho da Costa
Nascida a 26 de junho de 1938, em Lisboa, licenciou-se em Filologia Germânica pela Universidade de Lisboa e obteve o curso de Grupo-Análise da Sociedade Portuguesa de Neurologia e Psiquiatria. Ficcionista, ensaísta e dramaturga, é coautora, com Maria Isabel Barreno e Maria Teresa Horta, de Novas Cartas Portuguesas (1972), um livro que se tornou um marco no nosso país pela abordagem da situação das mulheres nas sociedades contemporâneas. A sua escrita situa-se numa linha de experimentalismo linguístico que viria a renovar a literatura portuguesa. A sua obra conquistou diversos prémios literários de que destacamos o Prémio Camões (2002). 

Agenda
Festivais

MILímetro

Beato Innovation District 3 Jul 2024  |  14h00

Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,702,218