"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

Rui Chafes e o romantismo alemão

Assírio & Alvim publica Fragmentos de Novalis, numa edição bilingue revista, com seleção, tradução e desenhos de Rui Chafes. 

«Não sou escritor nem tradutor. Nem tenho essa pretensão. Esta é uma tradução de escultor, não de escritor. Este livro é um projecto completo, pois compreende a tradução de fragmentos de Novalis, por mim seleccionados, acompanhada de um bloco de desenhos que não são, de modo algum, uma forma de ilustração dos textos: eles existem em simultâneo com a tradução. Ambas as coisas se interpenetram aqui, fazendo que este objecto, este livro, tenha o estatuto de escultura.» É assim que Rui Chafes nos apresenta Fragmentos de Novalis,  um livro de culto há muito desaparecido dos escaparates. Nesta edição bilingue, o tradutor revela-nos a filosofia poética de Novalis, um dos maiores escritores alemães do seu tempo.

O livro já se encontra em pré-venda e estará disponível nas livrarias a 21 de março de 2024. 

«Quando morre um espírito, ele torna-se Homem. Quando morre um Homem, ele torna-se espírito. Livre morte do espírito, livre morte do Homem. O que corresponde à existência humana no Além? A existência de génios ou de demónios, para quem o corpo é o que para nós é a alma.» 

SOBRE O LIVRO

Título: Fragmentos de Novalis
Autor: Novalis
Seleção, tradução e desenhos: Rui Chafes
N.º de Páginas: 208
PVP: 16,65€
Coleção: documenta poetica

Ver primeiras páginas  

SOBRE O AUTOR

Novalis (Friedrich Leopold Freiherr von Hardenberg) nasceu em Wiederstadt, Saxe, em 1772 e vem a falecer 29 anos mais tarde em Weissenfels. No essencial, os seus 29 anos de vida são dominados pelo amor a Sophie von Kühn cuja morte em 1797, com apenas 15 anos, influenciará a sua obra, alimentando a densa nostalgia romântica de Os Hinos à Noite. Além de poeta mágico, e provavelmente devido aos seus reconhecidos conhecimentos enciclopédicos, Novalis relacionou permanentemente a poesia com a natureza, com a vida e com a filosofia. Enquanto estuda na Universidade de Jena, conhece Friedrich von Schiller, que com Goethe fundou o movimento «Sturm und Drang». Em 1798 surgem os Fragmentos, sob o título Grãos de Pólen, numa tentativa de romantização do mundo. No mesmo ano, trava conhecimento com Goethe em Weimar e fica noivo de Julie von Charpentier, não chegando a casar porque morre de tuberculose, em 1801. As suas obras terão influenciado uma série de gerações de autores alemães como Joseph von Eichendorff, Rainer Maria Rilke, Herman Hesse e Thomas Mann. 

Agenda
Festivais

MILímetro

Beato Innovation District 3 Jul 2024  |  14h00

Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,703,706