"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

Que fazer com estas memórias, pá?

Carlos de Matos Gomes assina Geração D, romance autobiográfico sobre a Geração dos Dilemas que protagonizou o 25 de Abril e o desafiante processo de integração política, económica e social do país na Europa. 

Não só Carlos de Matos Gomes é um dos maiores especialistas em História da Guerra Colonial, como viveu na pele esse drama. E é com base nessa dupla experiência que assina Geração D, o livro de memórias desses tempos de temor e incerteza, mas também de frutífera esperança e resiliência.

Tete, maio de 1971: aqui começa este relato que, partindo da ótica individual de um capitão de 24 anos ao comando de uma companhia das tropas especiais, ilustra o coletivo, ou seja, «a primeira geração que, pela liberdade e universalidade do voto, foi inteiramente responsável pelo seu presente e pelo seu futuro». «Este é um livro sobre os dilemas da geração que protagonizou o 25 de Abril, que viveu uma guerra, que teve a oportunidade de participar numa revolução e que a 25 de Novembro trocou o incerto da aventura, da novidade, do risco pela normalidade e pela segurança. Uma geração que foi até à luta armada pelo que acreditava, mas também a que aproveitou o caminho aberto para negociar, para se empresariar, se funcionalizar, se acomodar», sublinha o autor. A má relação com a PIDE, o que mais o marcou na guerra, o primeiro morto em combate, o regresso a uma Lisboa onde nada o esperava, os sítios em África onde viu o melhor e o pior do Homem, a inquieta alma de viajante e de participante, tudo isto é dado a ler nestas páginas imbuídas dos desejos que um punhado de gente corajosa imaginou ser possível realizar.

O livro já se encontra em pré-venda e estará disponível nas livrarias a 21 de março de 2024.

«A relação com a aventura foi das mais constantes e apaixonantes da minha vida Desculpei-lhe todas as armadilhas que me colocou, mesmo as mais invulgares.»
Carlos de Matos Gomes

SOBRE O LIVRO

Geração D
Em Geração D, Carlos Vale Ferraz, o romancista, cede lugar a Carlos de Matos Gomes, que, em nome próprio, ocupa lugar central nesta narrativa da aventura de uma geração. A dos jovens baby boomers portugueses que, após o fim da Segunda Guerra Mundial, quando a paz parecia ainda poder ser uma realidade duradoura, se depararam com os amargos desafios de um outro conflito, enfrentando as dúvidas, indecisões e problemas da sociedade onde se integravam. E que desbravaram o caminho que conduziu ao fim da mais longa ditadura europeia, e à integração política, económica e social do país na Europa. Esta é a história dos que tiveram de decidir entre lutar contra a ditadura ou integrá-la; dos que escolheram aceitar Portugal como uma nação colonial num tempo de movimentos descolonizadores, ou que se tornaram anticolonialistas; dos que optaram entre ir para África combater, ou se recusaram e deram o salto, forçados ao exílio. É também a história dos que protagonizaram o 25 de Abril: da geração que, tendo vivido a guerra, teve a oportunidade de participar numa revolução; e daqueles que, ano e meio depois, trocaram a incerteza da aventura, da novidade e do risco pela normalidade e pela segurança do poder instituído.  

Título: Geração D
Autor: Carlos de Matos Gomes
Páginas: 340
PVP: 18,85€

Ver primeiras páginas  

SOBRE O AUTOR

Carlos de Matos Gomes
Nasceu a 24 de julho de 1946, em Vila Nova da Barquinha. Foi oficial do Exército, tendo cumprido comissões em Angola, Moçambique e Guiné. Investigador de História Contemporânea de Portugal, publicou em nome próprio e em coautoria com Aniceto Afonso Guerra Colonial, entre outros. Sob o pseudónimo literário de Carlos Vale Ferraz, publicou dezenas de romances, figurando no catálogo da Porto Editora A Última Viúva de África, Prémio Literário Fernando Namora/2018, Nó Cego, Que Fazer Contigo, Pá?, Angoche e O Gémeo de Ompanda. 
Agenda
Festivais

MILímetro

Beato Innovation District 3 Jul 2024  |  14h00

Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,701,089