"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

Um livro sobre o capitalismo: que passado, que futuro?

Do marxismo ao liberalismo reformador. Como tem vindo o capitalismo a ser encarado desde o século XIX? Que papel tem na vida das pessoas? Que futuro terá?

No ensaio Da Reforma do Capitalismo, o especialista em economia e política, António Rebelo de Sousa apresenta-nos uma análise do sistema capitalista, não só a partir das suas próprias concepções, como a partir da interpretação das perspectivas de alguns autores contemporâneos de referência. Há ainda espaço para abordar os desafios futuros deste sistema económico, entre os quais o da Inteligência Artificial (IA). Uma edição Guerra e Paz prefaciada por Nuno Cunha Rodrigues, Presidente da Autoridade da Concorrência, e posfaciada por António Mendonça, Bastonário da Ordem dos Economistas, Da Reforma do Capitalismo chega à rede livreira nacional no dia 19 de março de 2024.

Em Da Reforma do Capitalismo, António Rebelo de Sousa apresenta-nos um livro «para todos os que pretendam aceder aos incontáveis sucessos e fracassos do capitalismo, das suas origens às transformações que ocorreram com a ebulição dos mercados e a alteração das condições geoestratégicas». Facto elogiado por Nuno Cunha Rodrigues no prefácio da obra. Acrescenta o Presidente da Autoridade da concorrência que «sem afectar o rigor do discurso, António Rebelo de Sousa usa os seus dotes de comunicação para tornar o livro apelativo.»

Pese embora a particular atenção à realidade do país, o autor acaba por desenhar a traço fino uma carta da economia mundial, especialmente no que se refere aos dois últimos séculos, analisando o sistema capitalista a partir de várias perspectivas: a marxista-radical pessimista, com base, essencialmente, nas contribuições de Michael Hudson; a liberal reformadora de Timothy Geithner; a social-democrata, de Paul Collier e a socialista, democrática e reformadora de Mariana Mazzucato. Por fim, o autor acrescenta ainda aspectos interessantes da produção teórica hipercriativa de Thomas Piketty.

Espaço ainda para uma projecção do que poderá vir a ser o futuro do capitalismo, na relação com a democracia, as alterações geoeconómicas e geopolíticas globais. Capítulo especialmente elogiado, no posfácio, por António Mendonça, Bastonário da Ordem dos Economistas, que sublinha a «curta, mas interessante, reflexão sobre a Inteligência Artificial (IA) e os desafios que estabelece ao Homem, em todas as suas dimensões».

Da Reforma do Capitalismo chega às livrarias de todo o país, numa edição Guerra e Paz que se encontra, desde já, disponível, em pré-venda, no site oficial da editora. 

Da Reforma do Capitalismo
António Rebelo de Sousa
Não-Ficção / Política
208 páginas · 15x23 · 17,00 €

Agenda
Ver mais eventos
Visitas
100,360,104