Publicações
Atlas Do Médio Oriente, As Raízes da Violência
Nos conflitos do Médio Oriente, na Síria, no Iémen, no Iraque e em Israel-Palestina, está em jogo o destino de Estados, de povos e de sociedades civis, em alguns dos casos em escombros.
Para que a estabilidade seja possível, é essencial compreender as origens da violência. E são justamente essas raízes que os especialistas franceses em geopolítica, Pierre Blanc e Jean-Paul Chagnollaud, analisam no Atlas do Médio Oriente, uma obra que reúne mais de 80 mapas e documentos, assinados pela cartógrafa Claire Levasseur, que nos ajudam a compreender o porquê desta constante ebulição. O Atlas do Médio Oriente chega à rede livreira nacional no dia 19 de março de 2024.
A guerra civil na Síria levou ao êxodo de metade da população, hoje deslocada ou refugiada. O conflito israelo-palestiniano intensificou-se a larga escala, causando um lastro de destruição que assombra o mundo. O Iémen, assolado pela violência, armada, já não é decididamente a Arábia feliz – felix arabia – de outrora. O Iraque, ainda não recuperou a democracia, a estabilidade e a prosperidade desde a queda de Saddam Hussein. Esta violência não é nova. Embora pareça hoje em dia estar a atingir o seu auge, em grande parte tomou forma há um século, com o desmembramento do Império Otomano. Mas quais são as a suas origens concretas?
No Atlas do Médio Oriente – As Raízes da Violência, Pierre Blanc e Jean-Paul Chagnollaud afirmam que a raíz do problema estará nas contradições estruturais que atravessam esta entidade geopolítica que se estende da Turquia ao Iémen e do Egipto ao Irão. Entre elas estão os impasses políticos dos regimes autoritários, os excessos nacionalistas –quer de islâmicos, quer de sionistas–, os interesses das grandes potências mundiais na região, e, sobretudo, a disputa dos recursos estratégicos, como petróleo, gás, água, terras.
O Atlas do Médio Oriente – As Raízes da Violência chega às livrarias de todo o país, numa edição Guerra e Paz que se encontra, desde já, disponível, em pré-venda, no site oficial da editora. Este é o décimo quarto livro de uma colecção aclamada pelos leitores, pela crítica e pelo Plano Nacional de Leitura, que foi iniciada pela Guerra e Paz com a publicação do Atlas Histórico de África, a que se seguiram o Atlas do Império Romano, o Atlas Histórico do Médio Oriente, o Atlas Histórico dos Estados Unidos da América, o Atlas do Holocausto, o Atlas do Antigo Egipto, o Atlas da Guerra Fria, o Atlas Mundial da Água, o Atlas Histórico do Mediterrâneo, o Atlas da Primeira Guerra Mundial, o Atlas das Fronteiras, o Atlas Histórico da Escrita e o Atlas Estratégico.
Atlas do Médio Oriente – As Raízes da Violência
Texto: Pierre Blanc e Jean-Paul Chagnollaud
Cartografia: Claire Levasseur
Não-Ficção / História
176 páginas · 16,8x24,3 · 20,00 €