"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

4ª Edição do programa de Residências Artísticas do Museu Bordalo Pinheiro

O Museu Bordalo Pinheiro anuncia a abertura da 4ª edição do programa Residências Artísticas Bordalo Pinheiro, um programa de residências e exposições que visa promover a produção artística contemporânea, relacionando-a com a obra e o pensamento de Rafael Bordalo Pinheiro.

Nesta quarta edição do programa Residências Artísticas Bordalo Pinheiro, serão aceites, até dia 15 de abril, candidaturas nas áreas da Pintura, Desenho, Banda Desenhada, Ilustração, Escultura, Cerâmica, Instalação, Vídeo, Fotografia, ou outras áreas, desde que enquadráveis nos objetivos do programa.

Serão selecionados quatro (4) artistas, que beneficiarão de uma remuneração de 1000 (mil) euros e de espaço de residência. Posteriormente, os resultados da residência artística serão apresentados em exposição no Museu.

Aceitam-se candidaturas individuais, de artistas emergentes ou estudantes de arte, de qualquer idade ou nacionalidade, com residência em Portugal. 

Rafael Bordalo Pinheiro (1846-1905) foi um artista polivalente, trabalhando em áreas tão diversas como o desenho humorístico, a cerâmica ou a banda desenhada. Foi também um artista que refletiu de forma crítica o quotidiano cultural, político e social da época em que viveu. Um homem de convicções cívicas e políticas, que defendeu valores como a liberdade de pensamento, a denúncia das injustiças ou desigualdades e, claro está, o humor.

É nessa polivalência artística e nesses valores que se alicerça o presente programa de residências e exposições do Museu Bordalo Pinheiro, um museu fundado em 1916, fruto da visão e do empenho do colecionador Ernesto Cruz Magalhães, seu admirador incondicional e quem mandou erigir a moradia para o efeito.

Leia aqui o regulamento do programa Residências Artísticas Bordalo Pinheiro.
Agenda
Ver mais eventos
Visitas
100,377,792