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Penny Arcade anuncia disco Backwater Collage com videoclip "Jona"
Vindo de um lugar de antigas enseadas secretas de marinheiros e vastas charnecas batidas pelo vento e pela chuva, Backwater Collage é o primeiro álbum solo de James Hoare sob o nome de Penny Arcade.
Apesar de ter trocado Londres pelo país ocidental onde cresceu, o inglês conhece bem o local. Ele vagueia por aí como se tivesse acordado de um sono longo e não tão tranquilo já há algum tempo. Provavelmente já te deparaste com os seus olhos azuis desbotados várias vezes, em projetos como Veronica Falls, The Proper Ornaments e Ultimate Painting.
Para este disco sonhador e costurado à mão, Hoare não teve pressa. Talvez porque ele teve que resgatar as suas músicas de várias sessões de gravação marcadas por uma série de contratempos aos quais ele admite, divertido, estar acostumado: multitracks quebrados, gravadores com defeito, bateristas raramente disponíveis morando na capital. As onze canções íntimas e solitárias que compõem o álbum, entregues na maior tradição de gravação caseira, são, no entanto, produzidas com cautela. James desenrola melodias puras e despojadas em que a sua voz suave e melancólica se mistura com os vocais suaves e quentes de Nathalia Bruno. Solos de guitarra pouco saturados às vezes perturbam a linha musical clara e pouco polida. Entrando a bordo, o amigo de longa data Max Claps adicionou partes de teclado que conseguem abraçar a nostalgia mínima das faixas, evitando qualquer emoção chorosa. Semelhante a Jack Name ou Syd Barrett – só que menos psicadélico – em termos de composição e atmosfera despojada, Hoare está sentado no sofá preto e branco dos Velvet Underground e dá ao seu álbum uma sensação subterrânea. Por vezes inquieto mas ligeiro, desprovido de quaisquer efeitos desnecessários, o disco segue os passos de uns Jesus and Mary Chain menos barulhentos mas igualmente crus e sem adornos.
Com Backwater Collage, sozinho no comando sob um céu tempestuoso, James Hoare convida os seus ouvintes a se acomodarem no conforto protegido de uma chávena de chá.
Backwater Collage é editado dia 3 de maio pela Tapete Records.
Em antecipação ao disco, James Hoare lança o single e videoclip “Jona” e apresenta-o: “Jona was first song recorded for the album. Written late at night in my garage studio post lockdown. It has a subterranean feel and centres around a fictional character. The whole song was written very quickly around a simple guitar riff. I tried to capture the twilight feel of the initial idea on the actual recording, keeping everything simple, stripped down and to the minimal of takes. The song became a touchstone for the album and helped shape the overall sound of the tracks that followed.”