"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Marta Lima lança novo single "Passos Marcados"

Passos Marcados’ é o novo single da cantautora Marta Lima, já disponível em todas as plataformas digitais. 

© Jacques Delacroix
A letra é da autoria da artista e a música foi composta com Ben Monteiro, da banda D’Alva, que também produziu o tema. ‘Passos Marcados’ antecipa o segundo EP de Marta Lima, a ser editado este ano, sucedendo a Murmúrio, de 2023.

Nas palavras da cantora e compositora, ‘Passos Marcados’ é uma canção sobre um sujeito poético que acredita “na existência de um plano para todos nós e que tudo tem uma razão de ser/acontecer, ou seja, que tudo é predestinado”. O tema marca uma transformação na sua expressão musical, com uma mensagem “mais clara e precisa, pouco mascarada e de acessível interpretação”, refere a artista. Já a sonoridade “é mais crua, menos afeitada pelos reverbs, com guitarras e sintetizadores distorcidos”, afirma Marta Lima

Visualmente, o próximo EP de Marta Lima “sofre claramente uma alteração como se de obstáculos e dor se tratasse”, sendo marcado pelas cores vermelho e azul escuro. O single de avanço ‘Passos Marcados’ é acompanhado por um videoclipe realizado por Claudia Moreno, baseado na lenda japonesa "AKAI ITO", segundo a qual há um fio vermelho que conecta duas almas gémeas desde o nascimento. O visual acompanha a letra da canção, em que Marta Lima canta “são só os passos marcados, por alguém e segui" e “a vida quis assim", sugerindo a narrativa de seguir um caminho predestinado ou aceitar o destino conforme ele se desenrola.

Gravada e produzida nos Great Dane Studios, ‘Passos Marcados’ conta com Marta Lima na voz e guitarra, Maria Carvalho nas teclas, Afonso Lima na guitarra, Francisco “Chico na Batera” Santos na bateria e Ben Monteiro no baixo, teclas, guitarras e programações.

SOBRE MARTA LIMA
Desde cedo que a música esteve presente na vida da cantautora Marta Lima. Começou os estudos aos 5 anos na Academia de Música de Lagos, onde aprendeu bateria, piano e guitarra. 

Ao longo do tempo, a música foi ficando em segundo plano, enquanto concluía a licenciatura em Administração Pública e o Mestrado em Relações Internacionais. Durante o último ano de estudos, Marta Lima percebeu que se tinha afastado da sua verdadeira paixão. Assim, deixou a formação académica em pausa e iniciou o curso de Jazz no Hot Clube Portugal, uma mudança que reflete a sua vontade firme de pertencer ao panorama musical português.

Em 2023 editou o EP de estreia, Murmúrio, e realizou mais de 30 concertos, chamando a atenção do público e da crítica. Além da edição do primeiro curta duração, as participações no NOS Alive, Festival F, a abertura do concerto de Vitor Kley no festival "Arte Doce", em Lagos, e um dueto com Buba Espinho, num espetáculo no Centro Cultural de Lagos, representam, até à data, os pontos altos do promissor início de carreira de Marta Lima.

O segundo EP da cantora e compositora é esperado para 2024, sendo antecipado pelo single 'Passos Marcados'

 

>> Mais informações
Agenda
Ver mais eventos
Visitas
100,376,616